Categories: Gestação e Parto/ Maternidade

Checklist Enxoval – roupinhas, itens de cama, banho e outros

Para quem estiver chegando agora ou ainda não viu, eu recomendo dar uma lida nesses posts: Dicas gerais para começar o enxoval do bebê Roupinhas: o que você realmente precisa comprar?

Antes de começar a montar seu enxoval, leia, pesquise, troque figurinhas com outras mães. Eleja sua “lista parâmetro” e então faça as adaptações necessárias para atender às suas necessidades. Hoje, depois de ser mãe e saber o que usei e quanto usei de cada item, vejo listas de enxoval em outros blogs e sites e acho tudo muito exagerado, em quantidades e itens que nem serão necessários nos primeiros meses de vida do bebê. É muita coisa para se pensar (e gastar!) desde já, sem uma real necessidade. Quando gestantes, já temos uma tendência ao exagero, imagina com uma lista imensa dessas na mão?

O checklist a seguir é apenas uma sugestão, vinda de uma mãe de primeira viagem que já aprendeu um pouquinho sobre montar o enxoval. Compre somente o julgar necessário, sempre levando em consideração os seguintes fatores:

Em qual época do ano seu bebê vai nascer? Verão, Primavera, Outono ou Inverno?
Como é o clima na cidade onde você mora? Faz muito frio, muito calor?
Quantas vezes por semana você lava ou pretende lavar a roupa?

 

 

 

Para fazer o download das listas em pdf e imprimir, clique nos links abaixo:

Lista Enxoval Roupinhas – Inverno  (outono/inverno)

Lista Enxoval Roupinhas – Verão  (primavera/verão)

Lista Enxoval – itens de uso diário, cama e banho

Obs: A Melanie nasceria no final de julho ou comecinho de agosto. Então eu montei a minha lista dividida por tamanhos e época do ano. Achei mais fácil. Daí pude estipular se os bodies seriam manga longa ou curta, se os macacões seriam de plush ou malha, etc. Lembrando que essa foi a maneira que deu certo para mim.

Nos próximos posts: itens de banho, higiene e cuidados, alimentação, quarto, passeio e enxoval da mamãe.

comentários via facebook

20 comments

  1. Ainda bem que vai ter um post para os itens de alimentação.
    Em novembro o Danilo completa 6 meses e vou começar a introduzir os alimentos. Mas to perdidinha no que e quanto preciso comprar. Pratos, talheres, copos de treinamento (a odontopediatra aconselhou a não usar mamadeira!), potes para sopa, potes para leite em pó, frasqueira térmica, …. é muita coisa kkkkk

    Enfim, vou esperar pelo post =D

    1. Oi Larissa!

      Quando a Mel ia iniciar com os sólidos, eu pirei com tanta coisa que eu achava que tinha que comprar.

      Hoje em dia eu diria: simplifique o máximo que puder!

      Vou postar logo os complementos da lista de enxoval e lá falarei mais sobre isso :)

      Bjo

  2. Genial o post! Estava precisando de um post assim para fechar minha lista de enxoval! Pq é justamente com essa parte de roupas que eu estava mais perdida! Vou ler com calma em casa e fazer as adaptações na minha planilha!
    Beijão!

  3. Michele a minha filha tá grande, se for levar em conta a proporção idade/tamanho das listas que você fez. Com menos de dois meses ela já estava usando tamanho M. Mesmo assim o apelido carinhoso que eu dei pra ela é Pequetita. hehehe
    Achei interessante as listas, é bem isso.

    1. Oi Thaís!

      Por isso eu friso taaaantas vezes que essa lista é apenas uma sugestão, uma base para que cada pessoa adapte conforme as suas necessidades e de seu bebê :)

      Nos últimos meses de gestação a gente tem uma ideia do peso aproximado do bebê, então dá para ir moldando a lista e as quantidades de cada tamanho.

      Sei que tem bebês que nascem grandes e nem chegam a usar RN. Cada caso deve ser analisado para montar o enxoval direitinho.

      Bjo pra vc e pra Pequetita

  4. Olá Michelle,
    Adoro os seus posts sempre mas, acho que tem alguma coisa errada. Os bebês que nascem no verão(Dezembro, Janeiro, Fevereiro) com nove meses não usaram de 8 a 10 bodys de manga longa pois, quando completarem nove meses já estaremos na primavera. Pelo menos não na minha cidade que as vezes faz mais de 40ºC em plema primavera. As minhas contas estão certas mesmo ou estou enganada? =D

    1. Oi Maria Carolina!

      Veja. Aqui no Sul na primavera ainda faz um friozinho. Às vezes em pleno Natal está frio, pra vc ter uma ideia.

      Como sei que cada cidade tem um clima (e bebês nascem de diferentes tamanhos) frisei diversas vezes neste post que essa lista é apenas uma sugestão, algo pra servir de base para que cada pessoa adapte conforme as suas necessidades e o principal: conforme o clima de sua cidade. Certo? :)

  5. Olá Michelle, adorei sua lista, estou de 16 semanas e já estou comprando as roupinhas, meu baby chega em Abril/2013. Deixo a sugestão para um post sobre mamadeiras, bicos, etc.
    Beijos e parabéns pelo blog!

  6. Amei! vou adapta-la ao clima de Salvador e a minha necessidade. Achei interessante a ressalva sobre deixar algumas coisas para comprar no fim da gestação,qdo já temos a base do peso do bb!!!
    bjs

deixe seu comentário!