Categories: Higiene & Cuidados

Aveeno Baby Wash & Shampoo

Já faz algum tempo que eu queria testar os produtos da Aveeno Baby, marca da Johnson & Johnson que segue uma linha mais natural e que tem como principal componente a aveia coloidal – pó de aveia que foi inicialmente sujeito a uma micronização fria sem qualquer alteração da sua composição, mesmo das vitaminas e microelementos que contém.

A aveia tem inúmeros benefícios para a pele já que limpa, hidrata e suaviza ao mesmo tempo. É um ingrediente muito recomendado pelos pediatras para peles sensíveis, como a dos recém nascidos.

O que me deixou bem encucada é o seguinte (e aí eu peço ajuda aos químicos de plantão): O produto da resenha diz ter uma fórmula livre de sabão mas contém por exemplo, o Sodium Laureth Sulfate que é um detergente, desengordurante e formador de espuma muito utilizado em shampoos e sabonetes líquidos, entre outros.

A linha Aveeno é recomendada especialmente para bebês de pele sensível, com assaduras ou eczemas, mas segundo pesquisas, produtos contendo substâncias como o Sodium Laureth Sulfate podem afetar justamente quem tem propensão a eczemas e outras irritações. Ou seja, não deveriam ser indicados para esse tipo de pele ou então, não deveriam conter tais substâncias. Ficou contraditório. Me corrijam por favor, químicos e químicas, se minha linha de pensamento estiver errada.

Deixando o lado técnico um pouco de lado, um dos produtos que comprei é esse 2 em 1 com 532ml (!): shampoo e sabonete líquido, hipoalergênico e com a fórmula “sem lágrimas”.

Me surpreendi porque não gostei dele como sabonete líquido. Não deu alergia nem irritou a pele, mas achei pouco emoliente. Não deu aquela sensação de maciez enquanto você espalha pela pele do bebê, sabe? Prefiro os outros sabonetes líquidos que usamos.

Porém, como shampoo eu gostei. O cabelo da Mel ficou bem limpinho, super brihoso e macio. Pena o cheirinho não ser dos melhores (nem de longe tem cheirinho de bebê). É um cheirinho ok, não chega a ser ruim também.

Então é isso: se você gosta dos benefícios da aveia e quer um produtinho mais natural (lembrando que não é 100% natural), a linha Aveeno é uma boa opção. Ela não é vendida aqui no Brasil, mas caso você ou alguém que você conhece vá viajar para outro país, dá pra comprar pelo Amazon e entregar aonde quer que vocês estejam.

Preço médio: 11 dólares

Conclusão: É um produto bacana por conter aveia coloidal e por aqui foi aprovado como shampoo. Porém, é um produto que eu não compraria novamente (até porque esses 532ml devem dar para muito, muito tempo!).

comentários via facebook

6 comments

  1. Oi Michelle, sou química e vc está certinha! Não tem como o produto ser 100% natural contendo lauril sulfato de sódio (é o detergente respo´nsável pela formação de espuma). Dos produtos que ja testei até o momento, acredito que os da Weleda chegam mais próximos de serem naturais…mas tudo tem ´”química”, uns mais outros menos, mas tudo tem um pouco de conservante e ítens reposnsáveis pela formação do creme e/ou gel, etc. Bjs

  2. Olá Michelle, sua resenha está corretíssima,o Lauriléter sulfato de sódio é uma substância química, por isso o produto não é totalmente natural…Entretanto ele é costumeiramente usado na indústria cosmética e farmacêutica em função da sua versatilidade e também do custo-benefício. Ele pode ser sintetizado a partir das reações de álcoois graxos e de origem natural dos ácidos graxos de côco ou babaçu, por exemplo! Ah!sou Bióloga, mas ensino Química, pq tenho habilitação! Bjocas!

deixe seu comentário!