Categories: Dicas para a sua viagem/ Estilo de Vida

Arrumando as malas: o que levar para a praia com as crianças?

IMG_3865 cópia

Vale começar esse post dizendo que eu registrei tudinho enquanto arrumava as malas e que, por alguma obra do acaso, não encontro as fotos (ou as perdi). Só restaram meia dúzia das várias que tirei, um dia antes de viajarmos :(

Logo no início do ano viajamos nós quatro para a praia. Foram mini férias, como eu chamo: apenas quatro dias mas tempo suficiente para arejar a cabeça, curtir uma brisa e alegrar os pequenos. Descansar é difícil porque a gente não para o dia todo, não tem as coisas que temos em casa sempre a mão, mas é muito bacana. Gostamos demais de viajar e espero que esse ano a gente se aventure mais por aí.

Muita gente me perguntou o que eu levei e como eu levei, enfim, dicas do que levar para uma viagem para a praia com as crianças. Então com a minha listinha amassada e toda rabiscada aqui do meu lado, vou contar para vocês o que a gente levou, principalmente para eles, Mel e Leo.

Para arrumar as malas – seja para um, dois, três ou quinze dias – eu sempre penso no seguinte:

– para onde vamos (praia, piscina, campo, cidade, chácara, hotel/pousada, casa de parentes ou amigos, entre outros)

– como vamos (de carro, de avião? numa viagem de carro dá para levar vários pequenos volumes, já nas viagens de avião a gente dá preferência por malas maiores, principalmente as de rodinhas)

– infra estrutura do local (tem ar condicionado, ventilador? cozinha completa com fogão e geladeira ou apenas microondas e/ou frigobar? tem tanque ou lavanderia? lugar para secar as roupas?)

– a época do ano (as estações, claro, e também qual clima tem sido predominante naquele período para o local onde vamos)

– as diversas situações que podem surgir ao longo dos dias (crianças se sujam, se molham, as fraldas podem vazar, etc)

– o que é melhor levar de casa e o que pode ser comprado lá (principalmente alimentos, bebidas e medicamentos)

Nessa última viagem (que foi decidida em cima da hora e em pleno Ano Novo), nós estávamos indo para a praia de carro (uma viagem de aproximadamente 450km), ficaríamos num hotel, em um quarto triplo mas sem cozinha (apenas frigobar) nem local para lavar ou estender as roupas. Mesmo tendo roupa de cama, prefiro levar a roupa de cama da Mel e do Leo, especialmente os travesseiros e edredons, que já tem um cheirinho familiar para eles.

Com base nisso, levei o seguinte:

Para o Leonardo – 1 ano e 2 meses

O menor de todos porém com mais bagagem do que nós três juntos. Brincadeiras a parte, viajar com um bebê não é tão simples. Não dá para jogar meia dúzia de roupas numa mochila e sair. A gente precisa pensar no clima, levar roupas de calor e de frio, levar peças extras porque crianças se sujam muito, sem esquecer daqueles itens essenciais para cada um.

Para quatro dias na praia, em pleno verão e com previsão de calor, levei o seguinte:

Roupinhas e calçados5 bodies manga curta, 4 bodies manga longa, 4 calças de malha, 3 bermudas, 1 calça mais quentinha, 1 suéter de fio, 4 camisetas, 2 bermudas de água, 5 pares de meias, 4 bandanas, 1 boné, 1 chinelo, 1 crocs, 1 tênis.

Itens de higiene e banho: shampoo, sabonete líquido, loção hidratante, pente de cabelo, escova e pasta de dentes, lenço umedecido, pomada para assaduras, pacote de fraldas descartáveis, pacote de fraldas para praia e piscina, protetor solar, 2 toalhas de banho, 2 toalhas de praia.

Para dormir: travesseiro pequeno, lençol, edredon mais leve e o cheirinho dele.

Brinquedos: Levei alguns de encaixe e de montar que ele gosta, bola, carrinho, bichinhos de morder, etc.

Levei muita coisa ou na quantidade certa? Eu achei que acertei nas escolhas e quantidades (senti falta de levar mais uma bermuda, pelo que me lembre). Não faltaram roupinhas e também não voltaram muitas peças sem usar.

Para a Melanie – 4 anos e meio

Mel, já com 4 anos e meio, não se suja tanto quanto o irmão, mas ainda assim preciso pensar em mudas extras de roupa, caso ela se molhe, derrame suco na camiseta e essas coisas que normalmente acontecem. Fora que a pequena ama trocar de roupa. Então para ela, eu levei (não sei mais a quantidade exata porque perdi as fotos, como expliquei lá no início do texto, snif snif):

Roupinhas e calçados: 6 blusinhas de manga curta, 2 blusinhas de manga comprida, 3 calças legging, 5 shorts, 2 vestidos de malha, 1 casaquinho, 1 moletom e 1 calça mais quentinha, 2 pijamas com calça e camiseta, calcinhas, meias, óculos, boné, 4 roupas de banho (maiô, biquini, camiseta, etc), 1 chinelo, 1 sapatilha (que ela foi usando) e 1 crocs.

Itens de higiene e banho: shampoo, condicionador, sabonete líquido (o mesmo do irmão), loção hidratante (a mesma do irmão), escova de cabelo e elásticos para prender, escova e pasta de dentes, protetor solar, repelente, 2 toalhas de banho, 2 toalhas de praia.

Para dormir: travesseiro e manta para dormir.

Brinquedos: duas bonecas e quatro livros que ela mesma escolheu para levar.

Levei muita coisa ou na quantidade certa? Para ela eu poderia ter levado algumas peças a menos, eu achei. Voltaram sem usar, mas melhor sobrar um pouquinho do que faltar.

IMG_3882

Na bolsa de praia

Essa bolsa laranja eu recebi num presskit da Sundown quando o Leo nasceu e ela se tornou a minha preferida para levar para a praia. É grande, dá para ver o que tem dentro por causa dessa textura com furinhos, o fundo dela é de plástico e não deixa molhar o que estiver dentro caso você coloque em um local úmido, tem bolsos externos e uma bolsinha meio emborrachada fixada na bolsa através de uma cordinha (ideal para levar dinheiro, celular, essas coisas).

Dentro dessa bolsinha rosa eu levo prendedores de cabelo, um escovinha com espelho daquelas de dobram e aqueles lip balm, coisa que eu não vivo sem. No saquinho branco eu levo mudas extras de roupas para os pequenos, para colocarem depois de se secarem, na hora de ir embora da praia.

Também levo na bolsa duas toalhas grandes para colocar no chão, uma toalha de banho para cada um, os bonés, uma mantinha tipo cueiro que serve para tudo, desde cobrir o Leo se ele dormir ou se bater um ventinho mais frio até substituir as toalhas se precisar. O sling eu levei e acabei não usando porque não fomos dar longas voltas pela areia. Mas estava ali, caso fosse necessário para carregarmos o Leo.

IMG_3875

Numa outra bolsinha separada (dentro da bolsa grande), levo todos os protetores solares (adultos e infantis), talco para ajudar na retirada da areia das mãos e pés dos pequenos, repelente, sorinho para lavar o nariz (quem tem filhos com rinite não sai de casa sem isso), pomada para assaduras, lenço umedecido, um saquinho com fraldas de água e fraldas comuns. (vou falar ainda dos protetores que testei com os dois nesse verão)

Por que eu gosto de levar esse itens de higiene para o Leo na bolsa de praia? Porque assim não preciso levar a bolsa de passeio dele. Levo apenas uma lancheira com itens de alimentação. Fora que a gente usa muito lenço umedecido na praia, na falta de onde lavar as mãos e para limpar o rostinho, a boca, etc.

Fora isso gosto de levar algumas sacolas plásticas (dessas de mercado) para colocar a roupa molhada e recolher o lixo quando vamos embora.

IMG_3874

De uso geral

Levamos algumas coisas de praxe e outras nem tanto, mas que acabaram sendo bem úteis por lá. Acho que tudo depende de onde você vai ficar. Se for um hotel com uma infra estrutura melhor dentro dos quartos, você talvez não precise se preocupar em levar alguns itens, como banheira, por exemplo. Eu levei porque tinha uma inflável (de patinho) e queria testar. No final das contas foi super útil e fácil de transportar (levamos ela cheia mesmo com coisinhas leves dentro, no porta malas). Outra coisa que levamos e foi ótimo, foi um tapete infantil pequeno (esse aqui) que ficou no chão do quarto para Leo brincar em cima dele (como o chão era piso gelado, achei que foi legal ter a opção do tapete).

Alguns itens de uso geral que gente levou e é bom marcar para não esquecer:

Carteirinhas de vacinação e certidão de nascimento das crianças, carteirinhas do plano de saúde, celulares e carregadores, adaptador de tomada (se precisasse), câmera fotográfica e carregador, aparelho de tomada para pernilongos, notebook e DVD’s para as crianças (acabamos nem abrindo o notebook), banheira inflável, cadeiras de praia e guarda sol (o hotel não fornecia e achamos melhor levar), barraca de praia (daquelas grandonas que são ruins de montar mas que dão um conforto grande na praia), bóias, baldinho e brinquedinhos de areia, papel toalha, sacolas plásticas, esponja e detergente.

Comida e itens de alimentação:

Levamos o leite em pó que cada um toma (se Leo ainda mamasse no peito já diminuiria a quantidade de cacarecos…), água mineral (compramos mais lá), biscoitinhos que eles gostam (especialmente para o Leo que come alguns mais específicos sem leite, lactose e afins quando estamos fora de casa), iogurte, chá e sucos para deixarmos no frigobar e já ter alguma coisa quando chegássemos. Para o Leo levei algumas papinhas salgadas e algumas doces (creme de manga, que ele adora) congeladas. Fiz um dia antes e separei tudo em potinhos com as porções certas já. Levamos dentro de um cooler cheio de gelo e chegaram lá intactas. Deixei no congelador do frigobar e ia descongelando conforme a necessidade.

Como ficamos num quarto sem cozinha e o frigobar era pequeno e já estava cheio, não compramos frutas e outras coisinhas. As frutas, por exemplo, a gente comia no café da manhã no hotel e às vezes levávamos algo para o quarto, como bananas, que não precisam de refrigeração. O almoço e o jantar era fora do hotel e lanches rápidos também.

Levei ainda as mamadeiras para o Leo, escova para lavá-las, 2 copos de canudo para a Mel (um para água e outro para sucos), pratinhos e cumbucas, colheres, babadores, copos descartáveis para usarmos no quarto.

Farmacinha

Levei nossos medicamentos de uso contínuo e para enfermidades gerais e comuns como dor de cabeça e febre. Para Mel e Leo levei as homeopatias de cada um, a vitamina que eles tomam, medicamentos para febre, soro para lavar o nariz e os medicamentos que usamos em caso de crises de rinite. Além disso levei termômetro, pomada para picada de insetos e um kit de primeiros socorros portátil que sempre carrego na bolsa com curativos, gaze, lenços antissépticos, etc.

Como e onde levamos tudo isso? Foi assim:

1 mala pequena para as minhas coisas + 1 mala pequena para as coisas do Alexandre + 1 necessarie para ambos com itens de banho e higiene.

1 bolsa para as coisas da Mel (roupas, calçados, cama e banho) + 1 bolsa para as coisas do Leo (roupas, calçados, cama e banho) + 1 necessarie para ambos com itens de higiene e banho.

1 bolsa com as comidinhas não perecíveis, itens de alimentação e bolsinha com os medicamentos.

1 sacola de pano para os brinquedos + 1 bolsa de praia já com tudo dentro

1 cooler com gelo e o que precisava de refrigeração

Ufa, acho que foi isso! O que vocês acharam? Levam menos coisas quando vão viajar de carro com os pequenos? Ou eu fui econômica até? Tem algo que vocês sempre levam e que é muito útil? Me contem nos comentários :)

No próximo post conto como foi a viagem.

comentários via facebook

40 comments

  1. Amei!!! Ufa, qta coisa! Nunca pensei em levar a carteirinha de vacinação, anotado! Rsrs Eu levava mta coisa, a casa praticamente, agora que a Helo tá com 4 anos a viagem vai com menos coisas! Mas sou precavida como vc! Só que eu levo as coisas de praia numa mochila gde, não é nada charmoso, mas pelo menos é mais confortável! Semana que vem vamos dar um pulinho na praia, mini férias fora da época, espero que o post de protetor solar saia antes disso! Bjos

  2. nooooossa!!! qnta coisa Michelle !!
    coisas uteis,claro, mas que eu nem cogitei levar…
    vou ter que arrumar minhas malas com sua lista do lado. hahahaha

  3. Como sempre um ótimo post! Adorei essa lista, vivo esquecendo de levar várias coisas quando viajamos. Fiquei curiosa com uma coisa, qual vitamina que a Mel toma? Minhas pequenas são bem ruinzinhas pra comer e não aceitaram bem a vitamina que a pediatra passou… Beijos!

    1. Uma dica boa é vc anotar tudo que vai precisar para cada pessoa ou então, tipo eu pego tudo de um filho, chinelo, roupas, kit de higiene, roupas de frio, toalha, roupa de praia, e depois tudo do outro, poe em cima da cama, e faço as malas deles. Depois do esposo e minha e logo depois, remédios, documentos e depois alimentação, o carro revisado é claro, facilita…

  4. Noossaaa eu achei que levava mta coisa.. mas acho q vc me ganhou..kkk brincadeiras à parte, tbm penso em roupas extras e se fizer frio essas coisas de mãe! Comidinhas, copos, lanches rápidos e biscoitos..etc..adorei saber como vc faz!! bjinho adoro vc sua família e seus posts!!

  5. Vou confessar: Minha primeira e última viagem foi quando meu filho tinha 6 meses. Fomos até Recife num passeio de família ( sogra, sogro, cunhados…) e voltamos no mesmo dia. Só não levei a casa, mas o resto…
    Desde então não me aventurei mais e morro de saudades.
    Estamos programando uma viagem daqui há alguns meses e esse post foi mais que essencial.
    Espero que um dia você venha se aventurar em terras da minha belíssima Alagoas ;)
    Beijos

  6. Adorei o post, você fez uma lista bem completinha. Eu até tento ser prática nessas horas mas sempre acabo viajando com muito mais do que eu realmente preciso. Mas é que eu gosto de ter opções e estar preparada pra qualquer ocasião que possa aparecer. Ainda não viajei com minha filha (acho que ela ainda é muito pequena) então nem sei como eu vou fazer pra não carregar um milhão de coisas! Mas uma coisa é certa, ela vai ter que ter a própria mala pois criança suja muita roupa e usa muito produtinho, né?

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

  7. Oi Michelle!
    Há algumas semanas viajamos com o meu filho de 6 meses (hoje 7) e levei muiiiiitassssssssssss coisas, mais do que o necessário, mas não sabíamos quantos dias iriamos ficar e passaria de 15, então resolvi prevenir. Fotografei toda a viagem (de 12 horas hehe…) para escrever um post muito especial sobre o assunto.
    Você usava protetor solar no Léo com essa idade? A partir de quantos meses começou a usar. Fiquei com medo dele ter alguma reação e não fui com ele no sol, cuidei os horários.
    O Léo ia para a praia? (não tive coragem, ainda mais depois que a pediatra sugeriu evitar contato com a areia).
    Aguardo a resenha sobre os protetores, pois já vi as milhares de marcas disponíveis no mercado, mas ainda não testei nenhuma por ele ser pequeno. Nos ajude com a sua experiência!

    Obrigada.
    Beijos

    1. Oi Ana. Realmente não é indicado os bebês irem para a areia/praia antes de completarem 1 ano de idade. Só usei protetor no Leo quando ele tinha quase 1 aninho e específico para bebês (Neutrogena Baby). Quero ver se faço esse post dos protetores logo :)

  8. Oi, Michelle!!!
    Esse post me ajudou muito. Estamos indo viajar pela primeira vez com nosso filho (que vai fazer 8 meses) e algumas coisas que escreveu nao tinha passado pela minha cabeça… Vou ter que arrumar a mala com sua listinha do lado tbm!! Hehe
    Mas o pediatra do meu filho disse que podemos usar protetor e repelente, específicos para bebês, normalmente a partir de 6 meses! Apenas fazer um teste antes na pele para ver se terá alguma reação. Será mesmo?
    Beijos

  9. Adorei o post! Minha filha vai nascer, mas como moramos longe da casa dos avós faremos sempre viagens rápidas para lá e essas informações nos ajudará a saber o que levar! Beijos

  10. Michelle,
    Eu amo viajar mas odeio levar a bagagem. Temos uma casa de praia de família aqui na região dos lagos e frequentemente vamos. Eu odeio com todas as minhas forças separar tudo, levar tudo…esqueço algo na ida e tenho q me virar sem, esqueço algo na volta e tenho q me virar sem isso.
    Levo roupa de cama, travesseiro e toalhas, pois embora seja da família, não vou com tanta frequência assim. Temo que fique sujo, mofado. Bolsa com os pertences de cada um, uma bolsa para as comidinhas e a bolsa de maternidade que virou a minha bolsa de mão. No total são sete bolsas. Ou melhor oito, pois a as coisas de enxoval não dão em uma bolsa só.
    A roupa de cama, a roupa da criança não ligo de ficar por lá, da próxima vez eu pego. Mas o que fica mesmo é o copinho de suco preferido, o remédio que esqueci de guardar, o filtro solar que estava cheio… na última vez esqueci o liquido de limpeza do óculos do filhote.
    Chega a ser engraçado mas não sou perfeita, nunca disse que era. Vivo fazendo malabarismos e as minhas viagens são bem parecidas com a deste filme aqui.
    https://www.youtube.com/watch?v=Jo6rd0kq_ZE

  11. Definitivamente, eu sou beeemmmmm mais econômica na malinha do meu filho. E nunca senti falta de nada. E não gosto de sair com um monte de bolsa, coloco tudo (meu, marido e filhote) em um mala grande de rodinha pq assim ninguém precisa carregar peso. A única bolsa é a do baby que claro tem que ir comigo. E desde que ele nasceu, um dos bolsos da bolsa é meu.

  12. Oi Michele, se possível gostaria de um post sobre “aparelho de tomada para pernilongos”. Tenho um “Leo” de 2 anos e meio e tenho receio de usar no quarto e meu marido não gosta. Mas fico muito na duvida qual é o pior, o Spray ou o aparelho de tomada. Acho que seria bem util as dicas.! ;)

  13. Confesso,que levo quase a casa inteira… Meu marido até briga comigo,kkkk.. Mais muita coisa que levo serve, mais tambem muita coisa volta sem usar… Tbem nunca lembrei de levar carteirinha de vacina,apenas o RG da minha pequena de apenas 3 anos.. Adorei as dicas,mais uma coisa que sempre levo e pode servir para outras mães, é o inalador da minha filha,nunca se sabe se vai ter uma crise ou não… Esse final de semana vou viajar com ela para praia pela segunda vez,e muita coisa me ajudou!!
    Muito obrigada pelas dicas!!
    Serão muitos úteis… Valeu
    Bjinhos

  14. Nosssaaaa….estava com os cabelos em pé aqui, pois será a primeira vez que o meu filho de 4 anos irá à praia e eu sem saber, ao certo e, de fato, o que se deve levar. Olhando as suas anotações aqui, vi o quanto de coisas que eu iria esquecer….kkkkkk…valeu pelas ABENÇOADAS dicas. Salvaram-me.

  15. Michelle, adorei sua super dica !
    É nossa primeira viagem com nossa filha Linda de apenas 2 aninhos :)
    Pensei em tudo o que escreveu, menos na Carteirinha de Vacina e etc. .. ótima dica !! Vai que precise ;)
    Obrigada, salvou minha viagem !! Rsr
    Super beijo :*

  16. Amei o post, viajamos com nossa bebe desde 2 meses…sempre comeco alguns dias antes a fazer as malas pra nao esquecer nada…ate hj deu certo, vc nao colocou mas sempre levo um vidrinho de alcool gel acho super util….para higiene e em caso de tosse ou febre para massagem e compressas!

deixe seu comentário!