Categories: Casa & Decoração/ Outros ambientes/ Quartos

Aromatizantes e cheirinhos: para a casa e para as roupas

A minha paixão por fragrâncias e cheirinhos nasceu há muito tempo atrás, lá na minha infância. Lembro do quanto eu adorava o cheirinho da casa e dos lençóis da minha avó e do quanto eram reconfortantes e especiais aqueles aromas. Com o passar do tempo, fui ampliando meu leque de opções e passei a comprar velas, incensos, óleos, essências, difusores e aromatizantes de ambiente. É algo que sempre esteve presente na minha vida, especialmente depois que deixei a casa dos meus pais e passei a ter minha própria casa.

Como vocês sabem, depois que nos mudamos para cá as coisas ficaram em stand by, pelo nascimento do Leo e tudo mais. Há alguns meses atrás iniciei o projeto #reorganizandoacasa, com o propósito de dar mais vida ao nosso lar e deixá-lo com a nossa cara. Com isso, voltei a investir nos cheirinhos que eu tanto amo. Com parcimônia, é claro, porque tenho três pessoas com rinite aqui em casa.

Hoje, se nós vamos a alguma loja ou algum lugar que tenha uma seção de velas, difusores e coisinhas cheirosas, pode apostar que é lá que eu vou estar. Não posso ver uma vela, um potinho, um sachê, que já quero sentir o perfume. Chega a ser engraçado até e é muito comum ouvir meu marido dizendo “mas você vai comprar mais velas?!”.

Como estou sempre conhecendo novos aromas e testando novos produtos, hoje quero mostrar para vocês alguns dos itens que tenho usado atualmente e que já conquistaram um lugar cativo no meu coração.

Velas aromatizadas

A minha fragrância favorita com certeza é baunilha. Eu amo amo amo tudo que tiver cheiro ou gosto de baunilha, tudo mesmo. Especialmente velas. Tive há muito tempo atrás uma vela da marca Aroma Naturals, que vinha em um copo de vidro, mas nunca mais encontrei à venda no aroma de baunilha. Foi a melhor que já tive. Dava vontade de comer de tão gostoso o cheirinho. Hoje em dia sempre vejo as velas dessa marca na Leroy, mas somente de outras fragrâncias.

DSC_0031

Hoje, a minha vela preferida é a Sweet Home da Lolahome, marca que conheci quando visitamos a última edição da Casa Cor aqui em Curitiba. Lembro de ter ficado maravilhada com a loja e me apaixonei pelo cheiro – que já dava para sentir lá de fora. A fragrância combina notas florais, acordes de lavanda e de frutas e ainda é enriquecida com jasmim e um fundo de patchouly. Muito, muito cheirosa.

Candle Lite também tem algumas das minhas velas preferidas e sempre as encontro na Etna. Minhas favoritas são a Creamy Vanilla Swirl (baunilha, claro!), Soft Cotton Blanket (algodão branco) e Sweet Pear Lily (orquídea rosa). 

DSC_0033

DSC_0035

Também lá na Etna, comprei o trio de velas florais Luxury, e, mesmo sendo mais floral e menos docinho do que eu gosto, é muito agradável também. Fora a embalagem que é linda e agora enfeita a minha mesa de trabalho, lá no nosso quarto.

DSC_0070DSC_0072

Também tenho algumas que vêm numa latinha pequena, chamadas Hand Poured Candle e normalmente as compro na Leroy. Tenho de vários aromas, mas os preferidos são maçã e baunilha. Essas, porém, são mais fraquinhas que as demais.

DSC_0021

Na Tok Stok comprei uma toda decoradinha, chamada Bleu Rose e achei o cheiro incrível lá na loja. Quando tirei da embalagem e pude sentir melhor a fragrância, achei um pouco forte, mas com o passar dos dias foi ficando mais suave.

DSC_0034

Difusores de ambiente

Como eu contei para vocês lá no início do post, eu gosto de sentir o cheirinho de tudo e numa dessas últimas cafungadas por aí (haha) encontrei essa fragrância que virou minha paixão: a Living Quartz, da Etna. Gostei tanto que comprei de cara dois difusores de ambiente (naquele esquema das varetas de madeira) e um sabonete líquido para as mãos. Deixei um difusor no nosso quarto e o outro no lavabo aqui de baixo, junto com o sabonete líquido. Da mesma linha tem ainda o spray aromatizador de ambiente, e esse devo comprar em breve, porque realmente amei demais esse cheirinho. É suave, docinho e duradouro, se espalha pelo ambiente.

DSC_0048

DSC_0050

Já no quarto da Mel e do Leo, uso o difusor de varetas da linha Acquaroma, da Maison Baby, uma marca muito querida que já apareceu aqui no blog algumas vezes. É um difusor que dura bastante e que tem uma fragrância floral muito suave, tendo como notas principais a lavanda. Daí vem a sensação de aconchego e cheirinho de bebê tão gostoso que a linha tem. Nos armários e gavetas deles uso também os sachês perfumados, que são ótimos. E ainda tem o spray de ambiente que ajuda a manter o cheirinho bom no ar.

DSC_0065

Água perfumada para as roupas

Essa mania de água para passar roupas de cama e banho, além de ter sido em partes herdada da minha avó e dos seus lençóis cheirosos, também teve sua origem na nossa noite de núpcias. Eu lembro de ter ficado encantada com o perfume das roupas de cama do Radisson e decidi que queria aquele cheirinho gostoso nas nossas roupas também. Um cheirinho que vai além do amaciante que é usado na hora da lavagem, sabem? Já testei algumas marcas e fragrâncias, além, é claro, daqueles sprays clássicos da mesma marca que os amaciantes, que a gente encontra nos supermercados. Gosto deles também e usei por muito tempo. Mas vou variando conforme os frascos acabam.

DSC_0117-2

Hoje, usamos essa água perfumada da linha Acquaroma nas roupinhas da Mel, assim como nas toalhas de banho, fronhas, lençóis, mantinhas, enfim, roupas de cama e banho dela. Estávamos usando nas roupinhas do Leo também, mas como ele é muito alérgico e na última consulta o pediatra me pediu que restringisse muitas coisas – para minimizarmos as reações alérgicas dele – decidi não usar mais. Agora só usamos nas roupas e itens de cama e banho da Mel, então. Ah, eu não uso amaciante para as roupinhas dos pequenos, ainda. Uso sabão líquido (normalmente de côco) e só a água de passar depois – no caso das roupinhas da Mel. Ela ama o cheirinho, especialmente das roupas de cama. 

Já a outra água perfumada é de Erva Doce e é da Etna também. Ela tem um cheirinho muito bom e uso somente nas nossas toalhas de banho, toalhas de rosto e nas roupas de cama.

Usando dessa forma – somente nas roupas de cama e banho – um frasco dura por muito tempo e vale a pena.

Muita gente se pergunta se os cheiros não se misturam – quando usamos amaciante e depois as águas perfumadas – e eu acho que não. Não que eu tenha sentido uma diferença ruim, sabem? Pelo contrário.

DSC_0122-2

No próximo post sobre esse assunto, quero falar sobre os cheirinhos que ajudam a gente a dormir melhor. Especialmente eu e os pequenos, Mel e Leo. 

Espero que vocês tenham gostado de saber o que a gente anda usando aqui em casa e se tiverem dicas de coisinhas cheirosas deixem para mim nos comentários. Vou adorar descobrir novas fragrâncias e aromas :)

comentários via facebook

14 comments

    1. Esse cheirinho é maravilhoso!
      Antes mesmo de termos comprado nosso apartamento, já tinhamos definido que o nosso “cheirinho de casa” seria esse! heheheh

  1. Oi Michelle! Como usa a água perfumada nas roupas e nas roupas de cama? É no ferro? Obrigada Beijos p.s.: pelo chrome deu certo hahaha

  2. baunilha é especial mesmo <3
    Na gestaçao do meu filho eu usava um oleo corporal de baunilha e aquele cheirinho ficou tão marcado pra mim.. sempre relaciono cheiro com momentos!
    Essas velas que tem na leroy me deixam malucaaaaaaa. meu marido chega a brincar de desviar o caminho pra que eu nao enxergue as ditas hehe
    Bjao!!

  3. O melhor cheirinho para casa que descobri até hoje, é o Bamboo da MMartam, uso o sabonete liquido, spray de ambiente e agua de passar tbm, borrifo a agua de passar nas cortinas e o cheirinho se espalha pela casa, vale muito a pena. Bjs

  4. Olá Michelle, tenho acompanhado seu blog e li sobre a “guerra” contra a rinite alérgica… e ao ler esse post resolvi comentar.. esses aromatizantes por mais fracos que sejam são extremamentes fortes pra quem possui a rinite alérgica.. experiência própria. Perfumes de qualquer tipo, até mesmo dos antitranspirantes são desencadeadores de uma crise… como teste é bom permanecer uns dias sem nenhuma fragrância nos ambientes e testar se alivia as crises do pequenino…rs… pois sei como é difícil medicar e medicar nossos pequenos.. sou mãe de três pequenos também alérgicos…bjs

    1. Oi Adalita, tudo bem?

      Sabe que tenho pensado sobre isso também. Mesmo que não estejamos mais usando nas roupas ou quarto do Leo, propriamente ditos, usamos em outros objetos, pela casa em geral.

      No momento estou usando velas aromáticas e afins somente no nosso quarto. Lá ele dificilmente entra, a não ser quando vai tomar banho conosco.

      Mas temos evitado de tudo, para ver se nosso pequeno melhora :(

      Obrigada pelo toque!

      Bjo

  5. Oi, Michelle! Adorei suas dicas! Gosto de tudo com cheirinho.. gosto de usar os difusores de aromas das Provanza no escritório e na sala..
    Aqui na minha cidade tem chovido muito, as roupas parecem q não secam direito e não ficam com cheirinho de roupa lavada.. vou testar esses aromatizantes!!
    Beijo!

deixe seu comentário!