A mala da maternidade – o que levar?

DSC_0090 cópia

De todas as vezes que consultei as keywords mais procuradas pelas pessoas que chegam até o blog, sempre esteve em primeiro lugar o que levar na mala da maternidade. Além disso, esse é também um dos posts mais acessados (se você ainda não viu, veja aqui).

Lembro do quanto eu gostava de ver posts assim quando estava grávida da Mel e até hoje, mesmo essa sendo minha segunda gestação. Por isso achei justo fazer um segundo post sobre esse assunto e mostrar o que coloquei na malinha do Leo e na minha.

A mala do bebê – reciclando

Usei a mesma malinha branca, estilo bolsa grande, que usei na primeira gestação. Não me recordo a marca, mas foi comprada numa dessas lojas de artigos e móveis para bebê. Sei que paguei pouco mais de cem reais nela, há três anos atrás.

Hoje em dia a gente encontra muita variedade, modelos e preços para todos os bolsos e gostos. A nossa tem um tamanho muito bom, dois bolsos grandes com zíper (um interno e um externo) e já usamos muito em viagens, para levar as roupinhas da Mel.

Também usei os mesmos saquinhos de tule de antes. Todos eles vieram com jogos de cama ou itens que comprei na gestação dela.

DSC_0022 cópia

DSC_0023 cópia

DSC_0028 cópia

Primeiro item, de suma importância em qualquer mala de maternidade: o plano de parto (o modelo que usei foi o da Gabi Sallit, esse aqui).

Dentro da pasta vermelha, além dele, vão também meu cartão de pré natal, exames importantes e a última ecografia que fizemos. O ideal é que todos os documentos se concentrem numa só pasta, para facilitar. Você pode incluir ainda seu cartão do convênio e documento de identidade. Essa pasta foi dentro da mala do Leo , mas tanto faz, pode ir na mala da mãe também.

Na época da Mel levei mais trocas de roupa (cinco) e mais cobertores, já que ela nasceria no inverno. Dessa vez estou levando menos coisas, pelo menos é o que parece já que a mala fechou numa boa sem termos que sentar em cima dela.

DSC_0030 cópia

DSC_0043 cópia

DSC_0039 cópia

DSC_0034 cópia

DSC_0044 cópia

Para as roupinhas, não comprei nada de especial, como saída maternidade ou algo mais fru fru. Escolhi os macacões que mais gosto do tamanho RN, os mais confortáveis e macios. E quanto às cores, quando eles são bem bebezinhos mesmo, prefiro tudo clarinho, suave. Gosto muito de usar de branco no primeiro mês. Coisa minha. Até queria um amarelinho aqui e ali, mas não encontrei nenhum macacão tamanho RN nessa cor.

Não coloquei etiqueta em nenhum dos saquinhos (aquelas de “dia 1, dia 2″, etc) porque além do alojamento conjunto – em que o bebê fica o tempo todo no quarto com os pais – os banhos também serão sempre acompanhados por nós e nisso já levaremos a roupinha que ele deve vestir.

DSC_0088 cópia

DSC_0069 cópia

DSC_0072 cópia

DSC_0086 cópia

DSC_0080 cópia

DSC_0087 cópia

Para as lembrancinhas de maternidade, acho bacana algo que seja útil para a pessoa que recebe ou algo comestível, assim não pára em nenhum fundo de gaveta depois.

Íamos encomendar pães de mel mas na correria e ansiedade do finalzinho da gestação, o bichinho do faça você mesma me mordeu (pra variar), e acabei comprando alguns alfajores de uma marca que gosto muito e montando as lembrancinhas eu mesma.

Comprei caixinhas numa casa de embalagens, fita e fiz uma tag super simples, com espaço para colocar a data de nascimento dele depois. Achei que ficou super bonitinho.

Foto1

Foto2

Então, na malinha do Leo foi:

2 toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)

1 cobertor

1 manta leve, de soft

1 manta de mala

2 cueiros

8 fraldinhas de boca

3 saquinhos com trocas de roupa completas (body ou camiseta + culote + meia + luva + macacão)

1 saquinho com algumas peças avulsas (bodies manga curta, culote, macacão e touquinhas)

1 shampoo/sabonete líquido Johnson’s Baby pequeno, indicado para recém nascidos (que comprei fora)

1 pomada para prevenção de assaduras A+D

1 pacote de lenços umedecidos Pampers Sensitive (prefiro usar água e algodão no comecinho, mas na maternidade fica mais difícil)

1 escova de cabelo

1 pacote de fraldas Pampers Recém Nascido

1 álcool em gel para as mãos

1 saquinho de tecido para as roupas sujas

Lembrancinhas

A mala da mamãe

Não fotografei as minhas coisas em detalhes porque ainda faltava muita coisa, que eu só colocaria nela na hora de sair de casa mesmo (aquelas do uso diário que não dá pra deixar guardado desde muito antes).

DSC_0098

DSC_0102

DSC_0109

Na minha mala vai:

2 tops para amamentação

4 calcinhas de cotton com cós mais alto

1 cinta pós parto

1 camisola de malha com abertura

2 blusinhas tipo camisa com abertura na frente

1 calça de malha

1 vestido curto com abertura para amamentação (caso esteja muito calor)

Roupa para sair da maternidade (que pode ser a mesma da entrada)

1 chinelo de pano

1 chinelo para banho (tipo havaianas)

2 pares de meias

2 pacotes de absorventes noturnos

1 pacote de absorventes para seios

1 par de conchas para amamentação

1 pomada Lansinoh para fissura nos mamilos (caso precise)

1 kit miniatura com shampoo, condicionador, sabonete líquido, creme para o rosto, etc

Necessarie com itens de uso pessoal (meus e do marido) como escova e pasta de dentes, fio dental, desodorante, escova de cabelo, lenços para o rosto (aqueles que limpam, tonificam e hidratam, 3 em 1, para economizar espaço), maquiagem básica pra ficar com carinha saudável (bb cream ou base levinha, blush, rímel, etc), secador de cabelo.

Outros

Pijama, chinelo e outras coisas do marido

Notebook, carregadores de celular e máquina fotográfica

Bebidas como água de coco e sucos, biscoitinhos, etc

Dinheiro, cartões e documentos (claro)

Talvez eu tenha esquecido de colocar (ou de levar!) alguma coisa, mas acho que no geral é isso. Espero que ajude quem tem dúvidas sobre as malas da maternidade, lembrando que as mesmas sempre fornecem uma listinha com sugestões do que levar.

Cada pessoa acaba adaptando as listas conforme as suas necessidades e preferências. Eu não senti falta de mais nada além disso que listei acima mesmo :)


por mãe da Mel e do Leo


23 Comentários

  1. Mirela Costa disse:

    Para variar, ficou tudo lindo, organizado e útil! Uma coisa que não levei para o hospital e me arrependi, foram as comidinhas, lanchinhos, pq eu almocei às 12h e não me deixaram comer mais nada. Heitor nasceu às 20:55, horário em que a cozinha do hospital já encerrou as atividades. Então depois de um parto normal, de muita força e tal, eu queria era um prato de comida e me deram apenas biscoito cream cracker e um copo de suco… Dessa vez vou levar um sanduíche escondido, hehehe…

  2. Tânia Nascimento disse:

    Que malinha mais fofa! E adorei as lembrancinhas, as pessoas preferem algo comestível mesmo…

    Bjs!

  3. Dani disse:

    Também adoro ler posts sobre isso. Aliás, sobre todos os preparativos para a chegada do baby.
    Adorei sua mala, é da Skip hop? Vc poderia fazer um post sobre ela! Rs
    Bjs

  4. Karol disse:

    Amei, acesso o post da Mel direto pra ver se esqueci algo… Estou a espera do Pietro e estou com 36s

  5. leide disse:

    Ah que belezinha as roupinhas, lindas estou grávida de 32 semanas do meu 1º filho Murilo e já arrumei a mala dele tambem to levando so roupas basicas, ja que moro no calor do Maranhão.Na minha opiniao body, calça e depois por cima o macacao vai ficar muito quente alem de meias e luvas. Ah quanto ao parto quero muito que seja normal vou esperar mas tambem ouço tudo que voce relatou no outro post e fico indignada, rsrsrs o problema da minha regiao é que as medicas nao qeurem muito fazer parto normal acho isso absurdo se a mae esta saudavel e o bebe tambem nao vejo problemas, vou insistir e se Deus abençoar terei meu filho normal. beijossss

  6. Juliana disse:

    Fiquei com invejinha da tua mala! haha A minha foi toda bagunçada, levei roupa a mais pro baby e de menos pra mim, caos total! No fim ele usou só 3 e eu levei 6 mudas.. exagerei, logico. Mas enfim, vivendo e aprendendo. no proximo vou te imitar xP
    Beijos

  7. kelly marinho disse:

    Como vc é organizada Michelle, há carinho em tudo que vc faz… Também prefiro clores clarinhas, principalmente branco, nos primeiros meses. LOUCA PRA SABER DO PARTO, assim que tiver uma folguinha, conta pra gente, tá? Bjus na família !! <3

  8. Gabi Sallit disse:

    Tô louca para ler este relato de parto!!!!

  9. Mary disse:

    Hum, esse alfajor é uma delícia!! Boa idéia de lembrancinha, quem sabe se eu tiver o terceiro filho copie sua ideia… (oi?) hehehe

  10. Paula disse:

    Que delícia de post! Estou com 18 semanas e adoro ler sobre as malinhas da maternidade!!! Vontade de já fazer a minha e do baby e deixar prontinha a esperando a hora que tá tão longe!!!
    Boa hora pra vc! que Deus abençõe vc e o Leo!

  11. Aline Xavier disse:

    Olá, adorei o post! Se possível gostaria de saber onde encontro esses saquinhos de tule pra vender em Curitiba. Obrigada!

  12. Vanessa disse:

    Sua mala ficou perfeita! Gostaria de saber onde comprou essas fraldinhas de boca: são lindas. Poderia mostrar em mais detalhes.
    Beijos.

  13. Vanessa disse:

    Oi Michelle,

    Não estou encontrando roupinhas bacanas RN. Essas suas foram da Carters? Uma amiga está indo para os USA e não sei ao certo onde posso encontrar essas primeiras roupinhas. As da Carters que tenho indicam de 0-3M. Receio ficarem muito grandes.
    Obg.
    Abç. Vanessa

  14. Marlene Neves disse:

    Oi, tudo bem?

    Minha filha está com um mês de vida e esse post me ajudou muito a montar minha mala maternidade. Li no dia que foi lançado e já comecei a fazer todos os preparativos necessários. Esperei até o nascimento para vir dar minha opinião, já que eu não sabia se as dicas eram boas ou não rs.

    A conclusão foi que seu post está aprovadíssimo!!!! Levei tudo o que precisava e fiquei longe dos excessos. Ia esquecer de levar várias coisas importantes que você falou, como as coisas do meu marido rs. A atenção estava tão em cima de mim e da Gabi que a gente esquece várias coisinhas né?

    Muito obrigada! Outro post que achei bem legal é em relação as cores do enxoval. Compartilhei com você se quiser dar uma ollhada.

    Beijinhos,
    Marlene.

  15. Anne Carolinne disse:

    Miiih. Já é meu segundo filho, dessa vez um menino, eu li o post do leo e da mel e adorei as dicas sobre os lanchinhos e lembrancinhas. Se comprei as minhas. (Pezinhos de sabonete) mas adorei a sua dica e acho que farei o mesmo. E parece que eu NUNCA acabo minha lista de maternidade. Sempre lembro de algo mais. Beijos

  16. Ana Paula disse:

    Michelle, parabéns pelo Blog maravilhoso! Estou de 30 semanas (31 amanha hehe) e já li muitasssss dicas, blogs, sites sobre enxoval, listas de maternidade e sempre fiquei com muitas dúvidas. Como sou mãe de primeira viagem pesquiso muito e as suas dicas realmente me ajudaram, são práticas e viáveis, parabéns novamente, com certeza o melhor blog que já acessei sobre o assunto! Vou me organizar conforme suas dicas! Obrigada pela ajuda querida! Sua nova fã!

  17. camilla disse:

    Oi sou camilla tenho 19 anos vou ser mamae de primeira viajen e amei as dicas me ajudou bastante.

  18. camilla disse:

    Oi sou camilla tenho 19 anos vou ser mamae de primeira viajen e amei as dicas me ajudou muito no que levar pra minha filha.

Deixe seu comentário



© Vida Materna | 2011
Todos os direitos reservados

Powered by WordPress tema por xCake