Categories: Crianças/ Desenvolvimento/ O primeiro ano

9 meses de Leo

 

IMG_443498574-6

9 meses. no-ve meses já, hein, Leo?

– está pesando 9.700kg e medindo 77cm (por conta da virose que todos pegamos por aqui no final do mês passado, não mudou muita coisa em relação às últimas medidas)

– permanece com dois dentinhos embaixo apenas, mas a gengiva de cima está bem inchada.

– cortou o cabelo pela primeira vez, só as pontinhas para dar uma fortalecida. ficou bem bonzinho e depois de pronto ganhou até um topete.

– passou pelo salto de desenvolvimento dos 8 meses e meio razoavelmente bem. ficou mais manhoso, querendo um pouco mais de atenção e dormindo pior.

– aprendeu a rolar com maestria e agora parece um tatu bolinha dando rolês pelo chão. rola para todo lado e muito rápido. demorou, mas agora ninguém segura mais.

– começou a ensaiar alguns movimentos para engatinhar há algumas semanas. apoia as mãos na frente do corpo e fica analisando tudo por alguns minutos. às vezes consegue mexer os joelhos, mas geralmente cai no chão e sai rolando.

– não para mais quieto na hora de trocar a fralda. levanta o bumbum, rola, só falta sair correndo. e ainda ri da nossa cara.

– passou a dormir melhor nas sonecas do dia depois que fiz algumas mudanças. contei tudo aqui.

– aprontou sua primeira travessura: foi rolando do meio da sala (onde fica o tapete fofinho dele) até uma das paredes, em frente a janela. foi coisa de três minutos em que subi para trocar de roupa e quando voltei lá estava ele, deitado no piso e detonando as persianas.

– anda numa fase bem vocal e os dizeres preferidos continuam sendo da da da e buuuurrrr. voltou a balbuciar ma ma ma e pa pa pa.

– praticamente confirmamos que ele tem rinite, como o pai e a Mel. estou tentando tratamentos alternativos como homeopatia para não ter que usar corticóides desde já.

– a alergia à proteína do leite está sob controle. esse mês temos vários exames para fazer e em setembro devo começar a introduzir algum traço de leite na dieta dele. depois disso vamos ver o que acontece.

– tem demonstrado dificuldade para adormecer sozinho e/ou com outras pessoas que não eu. é algo que temos que trabalhar.

– continua comendo muito bem mas tem mamado menos. prefere comida e frutas mesmo.

– quando gosta muito de alguma comida ele faz “hummmm” a cada colher. é a coisa mais fofa do mundo.

– foi num balanço pela primeira vez e adorou. (foto acima)

– de uma hora para outra passou a detestar qualquer coisa na cabeça. assim que coloco qualquer touca ele arranca no mesmo minuto. só param aquelas que prende embaixo do pescoço, e olhe lá.

– demonstra muita habilidade com as mãos para tudo.

– se a Mel está assistindo Peppa e passamos por perto da tv, ele fica alucinado. chega a erguer os bracinhos de felicidade (?!)

– Mel e ele continuam se amando e torço para que permaneçam assim por muito, muito tempo. pra sempre seria ideal. :)

– quando ela senta por perto dele, sempre dá um jeito de puxar seus cabelos. e ela, claro, diz em tom choroso “mamãe, o Leo puxou o meu cabelo!!!”. fico imaginando quando ele tiver uns 3 anos…

– os brinquedos preferidos ainda são blocos e peças. também gosta bastante das bolas e fica louco com balões.

– continua alucinado por cabelos. secos, molhados, lisos, enrolados, tanto faz. o que importa é uma boa cabeleira na frente para ele explorar.

– também continua fascinado pela boca das pessoas. sempre tenta colocar o dedo dentro, especialmente quando estamos falando com ele.

– passamos nossa primeira noite longe dele. a vovó dormiu aqui com os dois e não deram trabalho para ela. ufa. eu queria ligar de cinco em cinco minutos, mas minha sogra me daria uma surra quando eu chegasse. então liguei apenas duas vezes. hihihi.

– dias atrás passei por uma situação difícil e fiquei muito mal. nesse dia percebi a força da nossa ligação. ele ficou sentido, chorou muito e não queria dormir. queria ficar no meu colo, me olhando. amor demais entre esse carinha e eu.

– está cada dia mais lindo, fofo, simpático e querido. e cada dia mais amado, com certeza.

comentários via facebook

11 comments

  1. Michelle seu blog só me deu força ate agora!!!!adoro seus posts, e me identifiquei com alguns , principalmente os de quando seus filhos nasceram e vc precisou de ajuda….comigo aconteceram as mesmas coisas!!!obrigada por tudo!

  2. Olha, ele é o que há de tão fofo!!!
    Poxa, me emocionei tanto no penúltimo parágrafo… Sempre que ficava triste ou dodoí, percebia essa ligação entre meu filho e eu. Achei que era coisa da minha cabeça, mas hoje vejo que não. É muito amor, né?
    Beijo pra vocês

  3. Lindo, fofo, e gostoso! Que saudade do Otávio nessa idadeee!
    Mi, fiquei sufocada quando vc escreveu sobre sua “situação difícil”, que ruim ler isso!
    Espero que esteja tudo bem! beijooos

  4. Ele está cada vez mais fofo!!!
    Por aqui ainda não passei nenhumazinha noite longe do Gustavo (e olha que ele já está com 1a4m)… Porém, esse “marco” tem data de validade, porque com a chegada do segundinho pelo menos as primeiras noites do pós-parto no hospital serão sem a companhia dele. Mas ainda tenho alguns meses pra resolver essa questão, rs.
    Espero sinceramente que você esteja bem. Apesar de não nos conhecermos, te vejo como uma amiga querida:) (louco isso, não?)
    Bjs!

  5. olá o meu nome é sara, eu comecei a tomar a pilula á quase dois meses mas agora tenho tido alguns enjoos as minhas mamas cresceram e eu tou a engordar tou a ficar redonda e tenho tido muita fome será que tou grávida ou será efeito da pilula?

  6. Oi MIchelle adoro seu blog, me ajuda muito! Tenho um bebê de 9 meses, eu acho ele magro, pesa 8.400 e 69 cm. No desenvolvimento do Leo vi que ele pesa bem mais e tem a mesma idade do meu. Gostaria de alguma ajuda em relação a alimentação como vc faz…etc. Bjs

    1. Oi Queila, tudo bem?

      Leo também mama pouco se comparado a irmã, por exemplo, com a mesma idade. Mama normalmente 150ml ou 120ml. Geralmente são 4 mamadeiras por dia, agora com quase dez meses :)

      Vou anotar aqui para falar mais da alimentação dele.

      Bjo

      1. Oi Michelle muito obrigada por responder. Gostaria que você falasse mais sobre a rotina de alimentação do Leo, da hora que acorda. Eu sou mãe de primeira viagem e estou perdida, muitos falam que meu bebê é muito magro, e fico apavorada, ja falei com o pediatra, mas nada adiantou…Por favor me ajude! Bjos

deixe seu comentário!