Categories: Comportamento e Educação/ Crianças

5 anos de Mel

mel_002

Neste último domingo Melanie completou cinco anos de idade. Cinco. E eu achei que um post desses seria bacana para registrar alguns fatos, acontecimentos e curiosidades sobre ela.

É muito provável que eu não consiga me lembrar de tudo que gostaria de escrever aqui neste momento, mas sempre posso voltar e ir acrescentando coisas novas. Porque elas acontecem todos os dias.

– Melanie nasceu no dia 02.08.10 pesando 3.180g e medindo 49cm.

– Hoje, aos 5 anos, pesa 18.500g e mede 1.11cm.

– Nasceu de parto normal às 39 semanas e 5 dias de gestação, numa virada de lua.

– Teve seus primeiros dentinhos aos cinco meses.

– Andou aos dez meses e meio e aos onze fez sua primeira viagem para a praia.

– Já morou em um apartamento e duas casas diferentes.

– Começou a ir para a escolinha com um ano e oito meses e permanece na mesma (e feliz!) desde então.

– Sua fala se desenvolveu bem mesmo depois dos 2 anos de idade. Nunca a pressionamos nem achamos que havia algo errado. Apenas respeitamos seu próprio tempo. Hoje ela fala mil palavras por minuto, haha.

– Deixou de usar fraldas aos dois anos e meio num desfralde que ocorreu de forma tranquila.

– Virou irmã mais velha aos três anos e três meses. Reagiu bem no início, com euforia e felicidade. Se rebelou um pouco quando o irmão tinha três meses mas foi apenas uma fase passageira. Ufa.

– Largou a chupeta logo em seguida, aos três anos e meio.

– Passou por um período difícil nessa fase, uma transição bebê – criança, filha única – irmã mais velha.

– Começou a dormir na nossa cama pouco antes dos dois anos de idade e ficou até os quatro anos quase. Desde então, dorme em seu próprio quarto, na cama da casa da árvore, como ela chama.

– Teve algumas dificuldades no início da introdução alimentar, que se agravaram com o passar do tempo. Ainda não é uma criança que come uma grande quantidade de comida nem uma grande variedade de alimentos, mas, com calma, paciência e muita compreensão, tivemos grandes avanços nos últimos anos.

– Entre as coisas que mais gosta de comer e beber, estão: caldo de feijão, arroz, ovos mexidos, maçã, pão francês, bolo de chocolate, torrada, rosquinhas, leite, sucos naturais (ou não, às vezes) em geral e, claro, sorvete e chocolate.

– Começou a fazer ballet pouco antes dos quatro anos e ama mais do que tudo na vida. O dia do ballet é o dia mais feliz da semana para ela.

– Adora ter os cabelos compridos e os penteia sozinha várias vezes por dia.

– Vestiria fantasias todos os dias o dia todo, se pudesse. Os vestidos de princesas cheios de fru frus são os preferidos.

– Sempre gostou de artes manuais, especialmente pintura com tinta e pincel ou com os dedos.

– Gosta muito de desenhar e colorir e já tem uma grande habilidade e criatividade nisso.

– Conta de 1 a 100 sem titubear e já conhece o alfabeto todo, inclusive reconhece e sabe juntar algumas sílabas. Tem muita facilidade com as letras e números, desde sempre.

– Tem um temperamento mais agitado e é muito sensível, de choro fácil. Eu sempre fui assim, contudo, ao longo dos anos, fui aprendendo a contornar melhor essa parte do meu temperamento. Tenho certeza de que ela também irá.

– Adora se sentir útil e ajudar as pessoas, seja qual for a atividade.

– Pediu um cachorrinho há alguns dias atrás. Gostou de um filhote enquanto passeávamos numa feira e pediu para segurá-lo. Foi a primeira vez dela segurando um cãozinho sozinha, porque sempre teve medo. Ela já foi escolhendo um nome e começou a chamar o pequeno filhotinho branquinho da raça Maltês, de João. Com dor no coração, tivemos que explicar a ela que, naquele momento, não estávamos preparados para incluir mais um membro na família (fora que já temos uma gatinha, a Boo) e que era uma responsabilidade muito grande ter um bichinho.

– Gosta de inglês e canta sua própria versão das músicas. As que ela mais me pede para ouvir nos últimos tempos são Shake It Off e Style da Taylor Swift, Chandelier e Elastic Heart da Sia, Wrecking Ball da Miley Cyrus e Happy do Pharell. Quando a gente ouve rock ela também curte e diz que gosta daquelas músicas de “roquenrou” que a gente ouve.

– Seus desenhos preferidos são Dora, Diego, Little Charmers, Umizoomi e Bubble Guppies. Alguns dos filmes que ela mais gosta são Frozen (claro), Enrolados, Como Treinar seu Dragão, A pequena Sereia, Wall-E e todos da Tinker Bell.

– É curiosa e tem muita imaginação.

– Canta muito, músicas que existem e que ela inventa na hora.

– Gosta muito de ser fotografada e faz caras, bocas e poses engraçadas.

– Ama dançar, cama elástica, escorrega e brincar com água.

– Nas festas de aniversário, dos salgados ela só come o kibe e dos doces somente o brigadeiro (que ela chama de pudim). Nada mais.

– Ama livros e que a gente leia histórias para ela. Depois de decorá-las, é ela que as conta para a gente, do seu jeitinho. Nosso combinado é de que, ela indo para a cama no horário (não tão tarde da noite) lemos duas histórias. Caso contrário, só lemos uma.

– Aos quase cinco anos, dorme das 21:30/22:00 horas às 8:30/9:00 da manhã. Algumas noites acorda, por pesadelos ou para fazer xixi.

– Na maioria das noites sou eu quem a coloca na cama e temos o nosso próprio ritual. Ela faz xixi e escova os dentes, acende sua luz noturna, deita e espera que eu a cubra com seus edredons preferidos. Pede que eu tire suas meias porque gosta do geladinho do edredon e então dou muitos beijinhos de boa noite, desejo que ela durma bem e fazemos uma oração. Sempre termino com a frase: “você é minha vida” e ela diz “você também”.

– Quando o pai a coloca na cama e não eu, ela acorda durante a madrugada e me chama, dizendo que eu não dei boa noite para ela, “do nosso jeitinho”.

– Dorme com muitos bichinhos e algumas bonecas, mas quatro deles são os que ela têm maior apego: um coelho branco peludinho (o Coelho), uma gatinha branca (a Marie), uma gatinha pink (a Katie) e um hipopótamo rosa (a Haily), a maioria dos nomes dados por ela mesma.

– Todos os dias ao acordar ela me chama e diz “mamãe, eu dormi tão legal!” ou então “mamãe, eu tive um sonho incrível!”.

– O último sonho que ela me contou foi que estávamos numa nuvem, voando no céu. E quando apertávamos um botão vermelho, a nuvem descia, bem pertinho do chão. Deve ter sido o máximo!

– Já disse que quando crescesse queria ser exploradora, cientista, fada do dente, princesa, guerreira, médica e também queria cuidar dos animais.

– Ama muito seus avós e seus dindos.

– Aos quase cinco anos já é muito questionadora e isso é uma das coisas que mais me deixa feliz na criação dela. Vejo que ela tem a mesma necessidade que sempre tive de compreender as coisas e não somente aceitá-las.

– Sempre me diz que é muito feliz por ter o Leo como seu irmão, que o ama muito e que ele é muito muito fofinho, bonitinho e macio.

– Faz amizades com uma facilidade incrível e sempre se enturma muito rápido. Vejo muito do pai dela nisso.

– É muito amorosa e sorridente na maioria das vezes e com a maioria das pessoas. Difícil ficar emburrada ou envergonhada.

– Muitas vezes se aproxima de mim ou do pai e diz: “sabia que eu te amo demais?”.

– Demonstra muita gratidão, com sinceridade, e por todo tipo de coisas, das maiores às mais simples.

– Tem um amor e uma admiração imensuráveis pelo pai.

– Não gosta de cortar as unhas dos pés (tem uma sensibilidade grande e nisso somos iguais).

– Tem um olfato muito aguçado e sempre está dizendo que algo (ou alguém) está muito cheiroso ou muito fedido (já passei cada vergonha que vocês não imaginam!).

– Gosta muito de trocar de roupa, ainda mais quando ela própria escolhe o que irá usar. Gosta de botas, sapatilhas, vestidos, saias de bailarina e calças jeans (e agora cintos também!).

– Sempre me pede para pintar as unhas e usar maquiagem, embora ela entenda e aceite o que conversamos várias vezes: que ela terá a vida toda para fazer isso, quando for adulta. Porém, essa infância que ela vive no momento, tão valiosa, não durará para sempre, nem poderá ser revivida. Por isso queremos que ela seja criança apenas, nada mais. Contudo, abri uma exceção e deixei que ela passasse um brilho nas pequenas unhas para o seu aniversário. Ela ficou super feliz.

– Mesmo com uma diferença de três anos de idade, ela brinca muito e realmente se diverte com o irmão.

– Há algum tempo nos pedia para soltar pipa e, quando finalmente a levamos, a felicidade foi imensa. E ela fez direitinho, nem parecia a primeira vez.

E eu poderia escrever mais mil frases sobre essa pequena menina que há cinco anos enche minha vida de amor, emoção, desafios e alegrias. Mas vou finalizar dizendo apenas que: te amo, minha vida, minha Mel. Que a vida seja doce, leve e gentil com você. E quando ela não for, que você tenha coragem e força para levantar todas as vezes que cair. Estarei aqui ao seu lado, sempre. <3

mel_005

comentários via facebook

23 comments

  1. Aí que lindo! Dei risada e me identifiquei demais ,pois a minha tem quase a mesma idade que ela!Adorei a parte do sonho ,e principalmente a que vc diz ter passado vergonha por ela sentir cheiro tão bem! Hahahaha muito amor!

  2. Me desmanchando em lágrimas nesse momento,olhando pro meu filho e desejando q num futuro bem próximo,tmbm sejamos cúmplices assim!!!Te acompanho a muito tempo e desejo td de bom á vcs

  3. Lindo, lindo!!”Amei o seu texto….e me identifiquei , tb tenho uma filha de 3 anos e ela é super vaidosa, esperta, de sorriso fácil. ..Interessante como as crianças têm comportamentos tão parecidos!! Chorei , sorri , fiquei imaginando as cenas, e encaixando os comportamentos tão parecidos.
    Que Papai do Céu cubra de bênçãos a vida da sua princesa linda e muito esperta, adorável! !!

  4. Mi, desculpa comparar, mas ao ler foi inevitável não pensar: meodeos, Mel é Mariana mais velha!

    Em muitas coisas, muitas mesmo, minha baixinha é muito parecida com Mel, nos seus 3 aninhos. Uma das coisas que me aliviou ao ver foi o que Mel gosta de comer. Mariana gosta das mesmas coisas. Se pudesse viveria do que você listou. Como pode, gente? hehehehe

    Parabéns pra Mel!!! Acho-a lindíssima e mais encantadora ainda é a ligação de vocês, o jeito meigo dela sorrir, o cabelo perfeitamente penteado, a maneira doce que você mostra que ela enxerga as coisas… e como você já disse, e eu concordo, Mel tem tudo pra ser uma menina feliz o resto da vida, por toda a boa educação e valores que você e Alexandre tem dado e que você, gentil e humildemente, expõe no blog. Muitas felicidades pra família, muita saúde e bolinhos pra Mel!

    Beijo.
    De uma pequena admiradora fluminense,
    Evelyn.

  5. É incrível o quanto me sinto ligada as suas crianças. Cada novidade que postas no blog, me sinto como parte da família, como se tudo estivesse acontecendo com um dos meus, e isso é bom.
    Parabéns por está benção, que completa cinco aninhos de muita alegria. Que a infância da Mel seja linda, leve, plena e repleta de coisas boas. Muito amor, e carinho para toda a família.

    Parabéns por ser mãe desta princesinha Michelle!

    Com amor, Brenda Marry

  6. Mi,
    Achei muito bacana o modo como retratou a sua pequena filhota. Me vi fazendo a minha lista dos meus filhotes também.
    muito se fala da educação de antigamente e sempre questiono falando que as crianças hoje são felizes, tem a sua voz. Não exigimos mais que elas fiquem quietas quando temos visitas ou se comportem com respeito baseado no medo.
    Vejo isso na Mel e nas crianças que temos. São como mudinhas que o Senhor nos confiou para cuidarmos com todo amor e carinho. Por mais trabalhoso que seja cuidar de dois e ainda a casa, o blog e a vida, deve ser recompensador ver um neném grande dizendo: sabia que te amo demais??? Morri de amor!!
    Essa história de cheiro é engraçada, meu sobrinho mais velho quando ia ao mercado não podia passar pelo açougue que gritava : “tá fedendo!!!”
    Ahhhh, fiquei com peninha sobre o cachorro…mas sei que é muita responsabilidade.
    Muitas felicidades para a princesa Mel e que seja sempre muito doce, muito amada e muito feliz. Mil beijos!!!

  7. Conheci o blog quando ela tinha 9 ou 10 meses… Como o tempo passa depressa… Me emocionei tbm… Não sei nem o que dizer… É muito amor envolvido! Muita felicidade para ela! E que você, Michelle, continue nesse caminho de criar pessoas que me inspira tanto!

  8. Ai ai Michelle, assim como muitas mamães me emocionei muito ao ler sobre a Mel, essa criança doce e pura. A emoção veio por conta desse amor de mãe colocado em palavras cada passo da sua menina e que me fez pensar nas minhas meninas. Do que elas gostam de brincar, e de comer, sonhos, vontades? O dia a dia é tão corrido que acabo fazendo as coisas no automático e este post me fez refletir bastante sobre o meu comportamento e o delas. Claro que digo que as amo todos os dias, que elas tbm são a minha vida e que faço tudo por elas, mas acho que falta mais da minha parte. Prestar atenção nas pequenas coisas, nos detalhes e não esquecer. Pq sim, se não anotamos esquecemos, e essas anotações são tão importantes e tão divertidas. Me lembro de muitas coisas que elas fizeram mas não com tantos detalhes. Enfim, exercício novo para a mamãe “velha” aqui!!!rs.
    Quanto a Mel, é maravilhoso saber das coisas que ela gosta e perceber que a criação dela é parecida com a das minhas meninas, que são loucas para usarem batom e esmalte e que meu discurso é exatamente igual ao seu…kkkk (irão pintar as unhas no aniversario de 5 anos pq eu prometi para pararem de morder as unhas, mas só no dia do aniversário).
    Obrigada por compartilhar a intimidade da Mel, da sua família e me inspirar para ser uma pessoa cada vez melhor, bjo grande.

  9. Ahhh… que incrivel! muito muito lindo, como pode néh? Se lembrar de tudo desde o nascimento? rs, eu serei assim, espero estar bem velhinha e sentir todo esse amor, que JAMAIS se esgota pelos filhos, rsrs, agora sinto o que minha mãe sempre me falava… QUANDO vc for mãe, vc verá que o amor que eu sinto por vc, não é o mesmo que vc sente por mim, pois uma mãe, sempre está atenta ao mínimos detalhes de um filho, por mais bobos que sejam eles! mas mãe é mãe e carrega consigo um amor imensurável!

    um bjo..

    E PARABÉNS LINDA MEL <3

  10. Ahh que Linda essa MEL……parabens pela familia linda, filhos lindos e vc tbm é linda hehehehehmto legal…..MEL parabéns seja assim sempre fofa meiga e LINDA……

deixe seu comentário!