30 mar 2015

16 meses de Leo

Blog sem atualização há dez dias, post de dezesseis meses atrasado, tá uma bagunça isso aqui, me perdoem :( A gente viajou, ficou quase uma semana fora e, na volta, que foi bem tensa, por sinal, Leo ficou doente. Logo logo conto toda essa aventura para vocês.

leo_16 meses

– não sei dizer ao certo o peso e a altura porque a última vez que o levamos ao médico para consulta de rotina, foi no mês passado. a gente acha que já deve ter ultrapassado os 12kg com certeza (visto que em início de fevereiro estava com 11.500g).

– também percebemos que ele cresceu bastante, de dois a três centímetros, aparentemente.

– está calçando número 21/22, usando roupinhas tamanho 2 anos e fraldas tamanho XG.

– acredito que os caninos superiores estejam vindo. a gengiva está inchada e ele anda babando mais do que o normal.

– anda falando bastante e de um jeito que entendemos, mas sem muitas palavras claras ainda. água (aguá), banana (nanana), oi, Boo (abú), mamãe (mamã), abre (abi), o que, gol (para a bola), não quer (não qué), são algumas das coisas que ele mais fala.

– das coisas que falamos e o que conversamos com ele, demonstra entender cada vez mais.

– Mel o chama de “pomitinho” agora.

– está naquela fase difícil de frustração, onde já tem entendimento de como certas coisas funcionam mas não tem coordenação ou tamanho suficiente para realizá-las, sabem?

– contudo, falando em coordenação, suas habilidades motoras deram um salto grande nesse último mês. sobe e desce dos lugares sem o nosso auxílio, consegue entrar e sair dos buracos em que se enfia sem ajuda.

– normalmente ele tenta fazer algo e quando não consegue se frustra, senta no chão e chora.

– não gosta quando saímos de casa (ou eu ou o pai) e o deixamos para trás. chora em quase todas as vezes e fica na janela com cara de poucos amigos, mesmo se só estamos indo colocar o lixo para fora ou atender o carteiro.

– as bolas continuam sendo o brinquedo favorito, ou melhor, a coisa favorita no mundo todo.

– já demonstra ciúme de algumas coisas, como por exemplo, das bolas amadas, do cheirinho e de nós (eu e o pai), quando estamos com a irmã no colo.

– se estamos abraçados, ele vem e tenta se enfiar no meio das nossas pernas, e usa as mãos para empurrar um para cada lado.

– se estamos parados em pé, ele senta no chão, entre os nossos pés.

– gosta de andar de costas. (oi?)

– aprendeu a rodar e faz isso algumas vezes até que cai sentado no chão de tontura. que aflição minha gente.

– brinca muito de pega pega com a Mel e se diverte mesmo quando leva um tombo.

– de uns dias para cá aprendeu a colocar a mão na barriga dela e empurrá-la, coisa que ela já fez muito com ele. temos explicado que não pode, mostrado a ele como fazer carinho, etc.

– persegue a nossa gatinha, a Boo, pela casa toda e quando consegue tocar nela, balança as mãos para cima e para baixo, como se estivesse “afofando” uma almofada.

– esses dias entrou debaixo da mesa para pegá-la e quando esticou a mão levou uma patada (sem unhas de fora, ufa) e aquela assoprada clássica dos gatos. chorou bem sentido, coitadinho.

– adorava andar balançando a cabeça e descobrimos que era por causa do cabelo grande, para sentir o movimento, sabem?

– antes de viajarmos o pai o levou para dar um corte nas madeixas e acabaram não seguindo muito as minhas recomendações de corte (mandei até foto, mas não adiantou) e cortaram mais do que eu gostaria… ainda bem que já cresceu um pouco.

– tem estado MUITO apegado ao pai. tanto que tenho ficado ressentida até. se estamos os dois, ele prefere o pai. humpf.

– ainda conseguimos levá-lo no carrinho em alguns passeios, mas num certo momento ele fica injuriado (principalmente quando vê que a irmã está correndo livremente por aí) e daí temos duas opções: libertá-lo (hahaha) e correr atrás dele loucamente ou entretê-lo com brinquedinhos ou comida.

– aponta com o dedo indicador para muitas coisas, especialmente para mostrar algo que está em cima (as luzes, os lustres, etc).

– tem adoração por semáforos. cada vez que paramos em um ele se contorce inteiro para ficar olhando, todas as vezes que saímos. tem muita curiosidade com as luzes coloridas.

– não gosta de ver portas ou coisas abertas. sempre que vê, corre para fechar. tipo TOC, hehe.

– é bem cuidadoso para subir e descer dos lugares. o mesmo acontece quando vai fechar ou abrir uma porta.

– antes, adorava quando a gente fazia “eeeeeeeee” para comemorar algo ou incentivá-lo depois de fazer algo certo ou alguma gracinha. de uns dias para cá, ele chora!

– continua fazendo apenas uma soneca durante o dia e o horário tem mudado conforme são os dias. antes às 13 horas ele já estava caindo de sono. hoje isso acontece lá pelas 14. algumas vezes dorme duas horas, outras quarenta minutos, outras uma hora. varia bastante.

– esse mês passou a estranhar quando pessoas que ele nunca viu vêm mexer com ele. mesmo que seja de longe.

– toda vez que a palavra parabéns é dita, por qualquer motivo, ele bate palminhas.

– continua comendo os cantinhos dos livros que dou para ele e isso me deixa P da vida, porque, né… livro é para ver e ler, não comer (#socorro).

– gosta de ficar se rolando no chão, em cima do tapete fofinho.

– quando as músicas que ele gosta terminam, ele faz “eeeeeeee”.

– gosta muito quando eu canto Alecrim Dourado para ele dormir.

– percebo sua personalidade se consolidando a cada dia que passa, mas continua sendo uma criança sorridente, feliz e carinhosa.

18 comentários no blog

  1. Ludmila em

    Adoro esses post michele….me identifico com a BEA neles ela faz 15 meses dia 03/04 e sim mtas coisas parececidas..mas uma em especial que tbm me deixa agoniada é…que ela adora rodar hahahahhaha….fala pra ela dançar dança um pouco e começa a rodar e a dançar tudo junto….aii que medo de cair e esbarrar em algo….entre outras tantas coisas parecidas ehheheheheh…..mto legal parabens pelo Leo é lindooooooo…e estiloso ne……

    Responder
    1. Ludmila respondeu Ludmila em

      ops a BEA faz 16 meses em abril hehehehehh

      Responder
  2. Tati Carvalho em

    Mais um mês de vida pra esse mocinho tão lindo! Parabéns Léo! Nosso Léo… Pois é assim que sentimos em relação aos pequeninos que nos são apresentados com tanto amor! Parabéns pelo blog! Me identifico com vc! Grande beijo!
    Tati Carvalho

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Tati Carvalho em

      Obrigada Tati! :) Bjoo

      Responder
  3. Mônica Soares em

    Que saudade… pois é. Não possuo nenhuma conta nas redes sociais :( mas quase que diariamente vinha aqui no blog acompanhar pelo instagram as fotos da viagem ( Que lugar lindo Gramado).
    Achei que você tinha decidido parar no 15° mês os posts e espero que Leo esteja ótimo. Você deve viver momentos inesquecíveis ao lado dos filhos ; )
    Beijos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Mônica Soares em

      Leo está doente de novo Mônica. To desanimada, sabe? Mas é a vida né :/

      Bjoo

      Responder
  4. Rejane em

    Oi Michelle!!
    O Léo ta muito lindo e esperto heim??
    A parte dos livros sendo comidos me lembrou um livro que ganhamos aqui, que achei super interessante :-) o nome é: “livro pra se morder” rsrs…os cantos sao emborrachados e com o formato de uma mordida, rsrs…fez o maior sucesso com a Valentina nessa fase de morder tudo, rsrs…segue o link abaixo pra vc ver ;-)

    http://www.amazon.de/ministeps®-Bücher-erstes-Anbeißen-Monaten/dp/3473316326#immersive-view_1427832497382

    Beijos e parabens pelo Blog q ta lindo e é muito gostoso de ler :-)
    Rejane

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Rejane em

      Oi Rejane! Obrigada pela dica! Vou dar uma olhada :)

      Bjoo

      Responder
  5. Aline em

    Adorei a idéia de postar aqui tudo que acontece com o Léo! Servirá de lembranças para vocês e ele lerem quando estiver maior. O meu filho tem 6 anos, e também passou por esses momentos. Não tem nada melhor que essa fase que eles estão descobrindo as coisas e aprendendo. Alguns momentos nos deixam aflitas, mas a maioria é engraçado e gostoso de vermos. :)
    É tudo muito lindo aqui, eu amei!
    Beijos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Aline em

      Obrigada Aline! :)

      Bjo

      Responder
  6. Ana Paula Santos em

    Ai que lindo varias coisas aqui também acontecem com o Enzo mas falar aqui ta bem devagar apesar dele ter 19 meses. Bjos .consegui abrir pelo crome.obrigada.

    Responder
  7. Adriane em

    Mi, faz post assim da Mel tbm.. Gosto bastante
    Sao detalhes q soh quem eh mae percebe neh

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Adriane em

      Oi Adriane! Eu queria ter feito dela como faço do Leo, sabe? Daí era mais fácil de dar continuidade. Mas vou pensar em como fazer posts assim dela, tá?

      Bjo

      Responder
  8. Schaiane Gutierres em

    Oi Michelle; eu vi que vc me mandou email perguntando sobre a configuração do celular, mas eu acho que apaguei sem querer! Eu mandei o comentário sobre o fato de não conseguir acessar mais o blog pelo celular, e respondendo sua pergunta: meu celular é android, e eu uso I.E., que eu uso pra tudo aliás.
    E o Leo tá lindo (e grande!) beijos

    Responder
    1. Michelle Amorim respondeu Schaiane Gutierres em

      Oi Schaiane! Pois é, o IE é o navegador que mais dá problema. Se conseguir testar pelo Chrome, veja se funciona :/

      Bjo

      Responder
  9. Michelle Tulio Amorim em

    Que bom! :)

    Responder
  10. Renata em

    Oiiii Michelle! Amo seus posts… O Léo eh uma fofura! Me identifico muito… Meu baby, minha vida, o Vicente, tem quase a mesma idade do Léo… Ele eh do dia 04/12/13! Muito…muito parecido mesmo o desenvolvimento! Parabéns pelo blog!

    Responder
  11. Nicole Godoy em

    Meu menino ta com 16 meses e eu achei curioso o fato dele fazer duas coisas que o Leo também fazia com essa idade: rodar até ficar tonto e fechar portas abertas, tipo TOC mesmo, não pode ver! :D

    Responder

Deixe seu comentário!