Categories: Crianças/ Desenvolvimento

15 meses de Leo

Leo-15 meses_blog vida materna

– na última consulta com o pediatra, Leo estava pesando 11.600g e medindo 83cm.

– não notei nenhum dente novo, mas pode ter passado desapercebido já que ele não quer saber de abrir muito a boca – nem para a gente olhar, nem para escovar os dentes. aparentemente continuam sendo seis em cima, seis embaixo.

– por falar em escovação, muitas de vocês me perguntaram no instagram se ele deixava eu escovar numa boa. ele é de lua. tem dias que deixa e outros que não. nos dias que ele não quer, faço umas palhaçadas e caretas para ele rir e escovo os dentinhos.

– fala muito na língua bebezística dele, mas esse mês acrescentou à sua lista de palavras entendíveis Bu (Boo, nossa gatinha), agú (água) e cocô (autoexplicativo!). e finalmente saiu um “papa” de papai (ele normalmente fala dadai).

– ama falar “naaaaaa” (não) enquanto balança a cabeça.

– aprendeu a dar tchau e a mandar beijo. para o tchau ele levanta a mãozinha e diz “tááá!” e para os beijos ele coloca a mão ou as duas mãos espalmadas na boca e diz “máááá” de muahhh. coisa mais rica.

– já entende bastante do que a gente fala e do que pedimos para ele, como: vai lá, vem aqui, pega ali, vamos procurar tal coisa, etc.

– na grande parte das vezes que ele vai fazer alguma arte ou algo que sabe que não pode, ele para, olha para onde estivermos e se certifica de que vimos, para então começar suas peraltices.

– continua amando tomar banho, mais ainda quando é junto com a Mel, na banheira grande.

– vem correndo quando digo “vem comer” ou “vem papar Leo”.

– comentei no post dos 14 meses que ele se desequilibrava muito ainda, enquanto andava. pois agora ele, além de não cair mais com tanta frequência, ainda anda e corre na ponta dos pés. tá bom ou quer mais?

– aprendeu a sapatear – ou sambar! depende do ponto de vista – e faz quando está muito bravo ou muito feliz.

– imita algumas coisas que a gente faz e diz.

– anda brincando muito de esconde – sozinho e com a gente. é só falarmos “cadê o Leo?” e ele coloca as mãos ou o cheirinho no rosto ou na cabeça e depois tira – para falarmos “achou!”.

– quando empurra qualquer coisa com rodinhas – bichinhos, carrinhos – faz “buuuuurrrrrrr”.

– fala muito irrrrááá, tipo um vaqueiro.

– semáforos chamam muito a sua atenção e ele se contorce inteiro lá do banco de trás para vê-los.

– provou goiaba e melancia nesse último mês. goiaba ele não curtiu, melancia mais ou menos.

– come um pouco menos agora que a comida tem mais pedacinhos e não gosta quando tem muito macarrão, tem que ser na medida.

– gosta muito de carne, ovos e ama a combinação arroz e feijão. ah, e gosta de pão francês.

– andei dando algumas coisinhas com leite e/ou derivados para testar a alergia dele. percebi que uma coisa ou outra que contenha traços de leite, está passando. outras não. concluí – leigamente – então, que ele deve estar menos sensível à proteína do leite mas não totalmente livre da APLV. um exemplo: ele comeu um pouquinho de polenta cremosa que dizia ter “composto lácteo” e não aconteceu nada. outro dia ele roubou um biscoito de maisena da irmã e foi batata: cocô estranho e mole + assadura + eczemas na pele. esse mês temos consulta na alergista e vamos ver o que ele irá recomendar sobre essa lenta reintrodução do leite de vaca e derivados na dieta dele.

– anda tirando o móbile do berço e, por isso, estou deixando de lado já (eu amo aquele móbile) :(

– andou roendo as grades do berço, na parte de cima. Mel nunca fez isso, que eu me lembre!

– tem mania de andar chacoalhando a cabeça para os lados para sentir o cabelo balançar junto.

– adora colocar calçados no pé – os dele, os da Mel e os nossos. e até o de vocês, se derem bobeira, hahaha.

– estamos deixando o cabelinho dele crescer, para ver no que dá, mas esse mês tive que cortar um pouquinho a franja, porque estava nos olhos já. e ficou lindo, não ficou?

– quando está no nosso colo fica passando os dedinhos nos nossos braços e quando sente alguma bolinha ou qualquer coisa saliente, começa a arranhar para tirar. do pai, ele puxa os pelos. e também fica beliscando.

– todas as vezes que pego a câmera para fotografá-lo ele para e fica olhando, intrigado. isso me rende muitos cliques fofinhos.

– anda fissurado por bolas, especialmente uma verde (que trouxemos da Leroy Merlin num feriado qualquer) e uma preta, menorzinha, que foi presente dos dindos. o amor é tanto que ele chora se nós ou a irmã pegamos suas bolinhas amadas.

– passou a brincar bem concentrado com alguns brinquedos. coloca as peças de um jeito, de outro, muda de lugar e fica analisando tudo.

– quando contrariado ou impedido de fazer algo, ele chora bem bravo e até bate os pés. mas quando percebe que realmente não iremos ceder, vai fazer outra coisa e cessa o choro.

– geralmente quando ele chora – seja por ter caído, se machucado ou porque alguém “brigou” com ele – diz “mãmãmã” e me procura.

– falando em bolas, aprendeu a chutar enquanto anda e adora tentar jogá-las para cima.

– a cada dia que passa percebo um pedacinho a mais da personalidade do pequeno e acho que em muito nós nos parecemos.

– quase todos os dias quando desço com ele a Mel já está aqui embaixo, acordada. quando ele a vê abre o sorriso mais lindo do mundo. ela idem.

– estou escrevendo um post sobre isso, mas vou adiantar que ele anda me dando muito trabalho para dormir e acordando como um bebê recém nascido de madrugada – acorda de tempos em tempos e ainda quer mamar. tenho dormido três a quatro horas por noite – e tudo picado! – e as últimas semanas têm sido uma barra. estou buscando motivos, tentando entender o que se passa com ele e cogitando tudo: salto de desenvolvimento, angústia da separação (de novo?), dentes, superestimulação, as homeopatias que mudaram, enfim. logo devo ter uma resposta e espero que uma solução para ele (e para mim!).

– a foto acima é de uma das últimas vezes que saiu com o pai. nesse caso nem posso dizer que foi ele quem aprontou. mas pelas fotos que vi, ele fez uma farra.

– continua sendo um bebê de sorriso fácil, querido e claro, muito, muito arteiro. <3

comentários via facebook

8 comments

  1. Michelle,
    Amo ver o desenvolvimento do Leo por aqui. Meu filho também comei o berço dele, na época eu usei essa proteção.http://www.americanas.com.br/produto/111514928/protetor-de-berco-prince-lionheart
    Barato não é, mas o berço é laqueado e me dava aflição ver ele roendo. Esse de silicone é super prático e antes eu tentei de tudo, paninhos com velcro, espuminha, até uma centopeia de pelúcia eu usei para amarrar.
    Deixa o cabelinho dele crescer, vai ficar com uma carinha de surfistinha mirim…ha ha ha
    Um grande beijo para a princesa Mel.
    PS: Voce viu a nova decoração da Tok&Stok? Achei a coisa mais linda a La Fable Adorable.

  2. Fofíssimo como sempre o Leo! rs
    O meu Miguel, que é 2 dias mais novinho que Leo (por isso adoro ler seus post de desenvolvimento) também estava me dando trabalho para dormir, com mais de um ano ainda acordando de madrugada.
    Felizmente vai completar 1 mês que passou a dormir a noite toda! Minha vida mudou! rs
    Para conseguir essa proeza eu e o pai fizemos um “acampamento” no quarto dele, dormindo todos juntos no chão. Desde então, ele passou a dormir a noite toda. Sei que não é o ideal mas é o que funcionou por hora e como estou numa fase conturbada no trabalho onde dormir a noite toda tem sido fundamental tenho utilizado desta tática.
    A ideia agora é aproveitar que ele está com o sono mais pesado e sem interrupções e passar pra cama dele. Cena dos próximos capítulos! rs
    Ele está danadinho também… ainda está um pouco “receoso” de andar sem apoio, mas tá quase lá! rs
    Beijos e saúde pros nossos amores!

  3. Adoro ler os seus posts? Ainda mais do pequeno Leo, já que o meu pequeno é do mesmo período. Vi que está tendo dificuldades à noite/madrugada com o Leo. Tive com o meu bebê e levantei várias hipóteses como você, principalmente o estímulo antes do sono, mas descobri que era fome. Como eles gastam muita energia agora correndo, pulando, tem mais fome. Espero ter te ajudado de alguma forma, já que me ajuda muito com suas dicas sempre. Abraços.

  4. Lindo demais! Agora eu me pergunto pq não dormem a noite toda? É tão simples fechar os olhos e ir! Heitor não me dá trabalho desde que fez um ano. Agora com 2 anos e 4 meses deita na caminha, vira pro canto e vai ser feliz com o soninho dela. Já a Bruna com 9 meses está me matando! Não dormia mais que 4h seguidas! E quando RN dormia que era a coisa mais linda de se ver… A gente fica se perguntando onde foi que erramos, o que acontece? Por aqui a ansiedade de separação, dentes… Ela está tomando um fitoterápico à base de passiflora e camomilina por causa dos dentinhos e ajudou muito para melhorar o sono. Mas a gente fica um bagaço…

  5. Que lindoo……mto fofo ne a minha filha e ela sao praticamente da mesma idade entao bate mtas coisas no desenvolvimento…claro com as particularidades de cada um…..aii mas essa parte de nao dormir está igualzinho por aqui…eu Li que é salto de desenvolvimento 15 meses……a Bia agora levanta do chao sem apoio algum e de uma vez sem usar as maozinhas no chao….ela nao fazia isso…e esta mto mto mto falante….repete tudo que falamos…..e mta coisa da pra entender bem…..entoa ela aponta se falamos ela ja repete …pra vc ter ideia ela falou roupa outro dia….eu disse roupa e ela poupa ahsuaush..chave …repete tudo tudo…e claro fala na lingua bebezistica logico ne…mas ta um amor um encanto eu sou mega babona……ela chama a baba a filha da baba o melhor amigo dela é um bebe sobrinho da baba o BENJAMIM (e ela fala Ben / mim/ e ontem falou benjamim inteiro pra eu ver posso com isso??) entao assim é mta coisa na cabecinha deles e ai nao querem dormir…e ela tem solicitado bem mais o peito…tipico de salto de desenvolvimento por aqui…..e rejeita a mamadeira quando desta comigo…..bom adoro seus post do desenvolvimento do Leo heheehhe….minha filha faz 15 meses dia 03/03

  6. Nossaaa! Pensei que era só eu que estava passando por isso. O Rafael está com 1ano e dois meses e dorme muito mal, acorda várias vezes à noite e aos berros! Assim que vc descobrir algo que melhore compartilhe que vou tentar tbm! Bju

  7. Nossa, minha filha está com o mesmo problema de sono que o Léo!
    Ela completou 16 meses há alguns dias e acorda o tempo todo.
    Busco tanto achar a resposta para essas “acordadas” à noite que acho que daqui a pouco estarei “a louca”.

    Adorei o teu blog e vou passar mais vezes por aqui. Minha filha também tem APLV e eu ainda não tive coragem de recomeçar com os testes… :/

    beijocas! apareça lá no blog, se quiser.
    Ana

deixe seu comentário!