Categories: Crianças/ Desenvolvimento/ O primeiro ano

12 meses de Leo

 

IMG_443498574-1

Ahá, acharam que eu tinha esquecido, né? Mas cá estamos para registrar os aprendizados, as fofurices e as muitas peraltices do pequeno. Aliás, esse post poderia também se chamar “12 meses de Leo, curtindo a vida adoidado” :)

– Leo está pesando 11.200g e medindo 79,5cm (!)

– usando roupas tamanho 18 meses e 2 anos (algumas tamanho 1 ainda servem) e fraldas tamanho XG.

– permanece com 4 dentes, dois em cima, dois em baixo. os de cima vieram bem separados, o que o faz parecer um coelhinho. mas, acredito que outros estão a caminho a julgar pela irritação e coceira na gengiva dos últimos dias.

– a rinite deu uma melhorada depois daquelas mudanças que fizemos por aqui e contei para vocês neste post, lembram? depois de alguns meses acordando muito durante a madrugada, ele tem conseguido dormir melhor.

– falando em dormir, uma leitora me disse esses tempos que depois de começar a dormir de bruços, o pequeno dela passou a dormir muito melhor. e não é que aconteceu o mesmo por aqui? Leo acorda durante a madrugada e fico só olhando pela babá eletrônica. ele senta no berço e logo se deita (ou melhor, se joga) no travesseiro de bruços e já adormece.

– ainda falando em dormir, ele adora variar posições e lugares para deitar no berço. normalmente acorda atravessado ou “de ponta cabeça”.

– o apego com as mantinhas de malha dele continuam e eu acho lindo! além disso, ajuda muito a fazer a transição na hora da soneca ou de ir pra cama de noite.

– continua comendo muito bem. experimentou algumas coisas novas nesse mês e gostou de todas, exceto de uma: brócolis. pela primeira vez o vi fazer careta e cuspir algo, ele realmente não gostou. ainda vou oferecer mais algumas vezes e veremos como ele se comporta.

– tem amado muito o creme de manga que faço para el. apenas bato alguns pedaços no processador e pronto, fica um creminho delícia, ainda mais geladinho.

– agora toda vez que ele percebe que estamos comendo ou bebendo algo, ele se aproxima eufórico, querendo filar alguma coisa. faz aquele barulhinho com a boca de abrir e fechar, tipo um beijo estalado misturado com a palavra papá. muitas vezes não podemos dar (normalmente por conter leite de vaca).

– quanto a APLV (alergia a proteína do leite de vaca), por recomendação do pediatra e da médica alergista que nos atende, começamos a introdução do leite de soja e ele aceitou bem. arrisco a dizer que gostou muito mais. também estou aos poucos reintroduzindo o ovo na dieta dele e observando se ele terá alguma reação, como teve nos meses anteriores.

– tem estado cada vez mais carinhoso, especialmente comigo. se estamos brincando no chão, ele vem até mim, chega pertinho, vai no meu colo e encosta a cabeça no meu peito ou ombro e muitas vezes diz mamamã. coisa mais querida desse mundo.

– aprendeu a bater palminhas e se empolga quando ouve uma música animada. a gente começa a bater palmas e logo ele acompanha, todo sorridente.

– quando eu falo “beijo, dá beijo” ele chega pertinho do meu rosto, lambe, tenta morder e baba em tudo :)

– no mês passado começou a engatinhar com força total e agora já fica em pé sozinho por algum tempo e ensaia alguns passinhos. já deu uns 2 ou 3 sem cair, mas ainda sente falta de mais equilíbrio. temos deixado que ele se desenvolva no seu próprio ritmo e não forçamos nada.

– e por falar em engatinhar, ele agora tem a versão turbo e já brinca com a irmã de pega pega. mesmo Leo sendo tão pequenininho, eles têm me provado diariamente que já podem se divertir muito juntos.

– tem sido uma LUTA para trocá-lo, seja de roupa ou de fralda. ele deita mas já em seguida começa a se rolar e tentar fugir. e ainda dá risada, esse safado. como ele tem muita força (muita mesmo!) às vezes precisamos de um mutirão para isso, especialmente se o caso envolver a troca de fralda depois de um mega cocô.

– tem aprimorado cada vez mais suas habilidades manuais. eu não me lembro da Mel ter tanta destreza em pegar pequenos objetos com essa idade e Leo consegue pegar tudo com força e delicadeza ao mesmo tempo. tem muita coordenação já no movimento que chamamos de pinça, sabem? que fazemos com o dedo polegar e o indicador.

– a habilidade descrita acima, porém, facilita e muito uma das peraltices desse bebê: pegar toda e qualquer caquinha que encontre no chão e colocá-la na boca. ECA. juro que não sei o que fazer, a não ser tentar manter o chão o mais limpo possível.

– ainda no ramo traquinagens, esse mês ele se superou: aprontou poucas e boas. a pior, que quase me matou do coração foi ele ter subido sozinho todos os degraus da escada até o ático. em dois minutos que me descuidei. juro que quase desfaleci quando percebi que ele estava lá em cima (e de imaginar o que poderia ter acontecido). fiquei muito mal. com isso só constatei o que já era óbvio, que não posso tirar os olhos de cima dele porque mesmo quando estando num ambiente considerado seguro para ele, o pequeno arteiro arruma um jeito de aprontar. imagina se rolarem esses descuidos. zero pra mim.

– ele já manuseia e brinca com alguns livrinhos, quase todos herdados da Mel. e entre esses, já tem um preferido: Uma lagarta muito comilona. ele simplesmente ama esse livro, especialmente porque pode colocar o dedinho nos buraquinhos das frutas e como todo bom curioso que adora um buraquinho, Leo caiu de amores pelo livro.

– dos brinquedos, a preferência continua sendo peças e blocos de encaixe, de montar ou empilhar e as bolas. ganhou uma guitarra dos padrinhos e adorou. atualmente o brinquedo preferido é uma joaninha de encaixar peças (não adianta, ele ama essas coisas).

– a brincadeira preferida no momento é: jogar os brinquedos, especialmente as peça pequenas, longe ou dentro das caixas. dá para ver que ele gosta de apreciar o movimento das peças caindo e o barulho. e faz repetidas vezes.

– vive tirando as meias dos pés e faz questão que eu veja. tipo, “olha mamãe, estou tirando minhas meias de novo, a ha ha ha ha”.

– continua sendo um bebê muito feliz e sorridente e até hoje estranhou apenas um colo. normalmente vai com todo mundo numa boa. mas o colo preferido, com toda a certeza e perdoem a modéstia, continua sendo o meu.

– ontem se comportou super bem na festinha de 1 ano que fizemos para ele aqui em casa. só estava realmente incomodado com os dentes e, por isso, bem manhosinho.

Falando em festa, não consegui tirar fotos da decoração porque esta com certeza foi a festa mais corrida de todas. Mas fiquei tranquila sabendo que o pessoal da Tonial estava registrando tudinho em detalhes para mostrar aqui para vocês em breve (muito breve, prometo!). Obrigada pela força e pelo carinho. Apesar da correria toda, deu tudo certo :)

comentários via facebook

28 comments

  1. Oi Michelle sempre leio seu blog e tenho um bebê um mês mais velho que o seu. Gostaria que vc ajudasse as mães de primeira viagem com dicas de refeições feitas pelo Leo. Não tenho muita criatividade e creio que meu bebê está enjoando do meu cardápio rsrsrs. Bja

  2. Nossa que grandão, a Laura está com esse tamanho mas está com 9Kg ainda.E ela é 3 meses mais velha…meninao esse…
    Vc poderia fazer um post sobre bebes com baixo peso, eu acho super dificil de achar informações sobre o assunto…bjooooosss

  3. Ai Mi que lindo ele…Esperando um post sobre a alimentação com 1 ano e outro sobre dicas de presentes de natal para os pequenos..(já que você citou que o Léo ama brinquedos de encaixe)

  4. Oi Michelle, semana passada vi no bem estar um garoto que tinha alergia ao leite de vaca e com um tratamento hj ele ja pode comer (pouca quantidade) produtos que contenham o leite de vaca!

  5. Oi Michelle, vc pode falar mais sobre o leite de soja?

    Pergunto isso pq andei lendo alguns artigos que dizem que não se deve oferecer leite de soja antes dos 3 anos, pq além de diminuir a absorção de nutrientes há o risco de puberdade precoce e que principalmente para meninos não seria aconselhado pq a soja tem estrogênio.
    Fiquei bastante preocupada pq não li coisas boas sobre e o consenso geral seria evitar ao máximo.

    O que seu médico fala sobre isso?

    1. Oi Carla! Olha, confesso para você que tenho MUITAS ressalvas a respeito do leite de soja e derivados, tanto que a Mel tomou raríssimas vezes. Justamente pelas suas colocações.

      Aceitei dar o leite de soja para o Leo porque acredito (com força e fé! rs) que será por pouco tempo (espero que a alergia acabe) e porque ele mama super pouco para a idade (duas a três mamadeiras de 150ml por dia).

      Tanto o pediatra quanto a alergista disseram que mesmo com essas ressalvas, o leite de soja era a opção atual para ele. Vamos ver como fica daqui um mês ou dois.

      Bjo

  6. A minha pequena Laura, fez 1 aninho dia 11/11, e identifiquei MUITO ela nesse post :) Ela está com 10,250kg e 75cm, está super ativa, engatinha tão rápido que chega a fazer barulho das mãozinhas no chão!

    Também é craque em achar sujeirinhas no chão, mas ensinei ela a me entregar, o que facilitou bastante! Esses dias me entregou até um cabelo, rsrs.

    E pra trocar a fralda? Nossa, foge e ainda ri… Que figura! Aqui comecei a ensinar a tirar a roupa, daí ela fica mais atenta, peço pra tirar a meia, levantar o braço, tirar a fralda, e ela tenta e as vezes consegue.

    Essa fase está sendo uma delícia. E com a alimentação mais “livre”, confesso que também me falta criatividade, pois a pediatra disse que agora é a fase da formação do paladar, então quero tomar cuidado pra que ela tenha boas preferências!

    Parabéns pelo Leo e pra vocês também!!! Ansiosa pelas fotos da festinha!!!

    Um abraço, Mari

    1. Oi Mari! Que bom saber que o Leo não é o único a se interessar pelas caquinhas do chão, hehe. Mas ele não me entrega nada não, coloca rapidinho na boca, antes que eu possa tirar da mão dele! #socorro

      Quero ver se faço um post falando sobre a alimentação com mais de 1 ano e com dicas de cardápio :)

      Bjo

  7. olá tbm tenho uma peraltinha de quase um aninho completa dia 03/12…é bom ler e ver que o desenvolvimento deles sao parecidos isso acalma o coração da mãe ( somos todas assim ) heheheh….ahh com um diferencial que minha BEATRIZ tem muitoosss dentinhos mtos mesmo…inclusive as presas de cima já estao bemm adiantadas…….isso realmente atrapalha um pouco….a festinha de aniver dela é domingo agora estou um pouco apreensiva pois acredito que pode ficar cansada mas so passando pra gente ver como vai ser……bjaum pra vc ai….

    1. Oi Ludmila! A Mel tinha mais dentes nessa fase também! Cada bebê é de um jeito, né? :)

      Leo ficou cansado na festa dele e meio irritado até, mas acho que mais por causa justamente dos dentes vindo. Mas no final dá tudo certo sim!

      Bjo

      1. Ah hentao a festinha foi dia 30/11 (domingo ) passado menina que perrengue ahhahahaha……em partes…ela nao dormiu duas noites seguidas e nao quis dormir antes do aniversario….ficou so um pouco irritada aproveitou muito mas depois do parabens foi inevitavel capotou hehehehe….foi a conta do parabens e dormiu hehehhe ela nao estava superrr bem humorada como é sempre mas….estava bem sorridente para as fotos apesar do sono tadinha……mas foi tudo maravilhoso…..

  8. Olá Míchelle, adoro o seu blog…. Estou sempre lendo os seus posts. Gostaria de dicas sobre babá eletrônica. A sua possui duas câmeras? Qual a marca? Preciso decidir o modelo até o final desta semana, pois minha irmã vai para EUA. Obrigada. Bjs

    1. Oi Mônica, tudo bem?

      A minha babá é a Summer Infant Baby Touch Digital Color Video Baby Monitor + uma câmera extra.

      Eu precisava de uma babá com alcance maior e ela funciona muito bem em todos os cômodos da casa, que é bem grande. Nunca tive problemas nesse 1 ano que estamos usando. Só não sei te dizer quanto a assistência, acredito que não tenha aqui no Brasil :/

      Uso uma câmera no quarto de cada um dos pequenos e deixo na função “scan” no meu aparelho. Aí ele fica trocando de imagem a cada dez ou quinze segundos.

      A babá é essa aqui: http://www.amazon.com/gp/product/B004B762AK/ref=oh_aui_detailpage_o03_s00?ie=UTF8&psc=1 e a camera extra essa http://www.amazon.com/gp/product/B004H2YXQE/ref=oh_aui_detailpage_o03_s00?ie=UTF8&psc=1

      Ainda quero fazer uma resenha detalhada porque realmente gosto muito dela :) Bjo

  9. Sempre presente com seus posts queridos, adoro seu amor pelo que faz e pelo carinho que responde nossas dúvidas quando solicitada. É algo muio especial mesmo, pois são incentivos ou conselhos super positivos!!! Te agradeço muito!!!
    E quanto ao Léo, que ele tenha cada dia mais saúde, inteligência e muita energia pra junto com a Mel encher o seu lar de muita alegria! Tão fofos, tão lindos…
    Felicidades pra vocês sempre!

  10. Que lindo o Leo tá! E achei o peso e a altura dele me surpreendeu, pois o meu bb tem mesma idade do Leo e é super pequeno e com pouco peso ( 74cm e 9 K ). Gostaria de algumas dicas se vc tiver para ganhar peso… Bjo

  11. Michele bom dia! Seu Léo está lindo. Agora deixa eu te fazer uma pergunta: quanto ele calça? Porque meu filho de 9 meses perde MUITO sapato, às vezes compro e nem usa porque pula número!!! Estou comprando agora números maiores, queria saber em média quanto calça um bebê de 11, 12 meses para também não viajar.

    1. Oi Flávia!

      Então, Leo também perde calçados e meias super rápido e por isso mesmo evitamos comprar. Eu recebo muita coisa por conta do blog e tenho dado preferência por números maiores, quando posso escolher.

      Com 10/11 meses Leo calçava 17/18. Agora com 12 meses ele calça 18, 19 e até 20. Depende muito da forma do calçado, sabe? E ele tem o pé gordinho :)

      Bjo

deixe seu comentário!